A autarquia da Murtosa decidiu apoiar, mais uma vez, o trabalho da ativa unidade de autismo do Centro Escolar da Saldida.
Desta feita, o executivo aprovou um subsídio de oito mil euros que vai ser utilizado no âmbito das atividades da Associação dos ´Miúdos Especiais com Muita Lata´.
Um grupo dinamizado por docentes, técnicos e pais de crianças com perturbação do espetro de autismo que frequentam o meio escolar concelhio.
A Associação dos ´Miúdos Especiais com Muita Lata´ irá utilizar a verba para a criação de uma ´sala snoezelen´, que servirá para estimulação multisensorial (visual, tátil, auditiva, proprioceptiva, vestibular e cinestésica.
Está em curso uma campanha de aquisição do material necessário daquele espaço já em fase de instalação e funcionamento provisório, nomeadamente para formação.
A autarquia destaca o “dinamismo” do corpo docente e outros agentes envolvidos na associação para alcançarem os objetivos a que se propõem.
Para além do acompanhamento pedagógico, técnico e clínico das crianças, a Associação dos ´Miúdos Especiais com Muita Lata´ tem desenvolvido, a partir do Agrupamento de Escolas da Murtosa, várias atividades.
Uma das que teve maior visibilidade foi a edição especial limitada de conservas com a parceria da fábrica Comur, usando envoltórios que são reproduções de ilustrações feitas pelas crianças da unidade.
O pack constituído por seis produtos diferentes esteve à venda no comércio local para angariação de fundos.