Esclarecimento sobre o encerramento das piscinas municipais de Sever do Vouga

1751
Piscinas de Sever do Vouga (obras de requalificação).

1 – Quando o atual executivo camarário entrou em funções, a empreitada de requalificação da piscina municipal de Sever do Vouga estava em curso, muito lentamente, num processo com várias falhas no seu desenvolvimento, designadamente ao nível da instalação das caldeiras. Tendo como objetivo o melhoramento da eficiência energética do complexo, parece-nos inaceitável que uma questão determinante para o funcionamento da piscina (a instalação das caldeiras) não fosse, devidamente, acautelada pelos responsáveis, antes de ser iniciada a obra.

2 – Assim, coube ao atual executivo camarário, em conjunto com a equipa técnica da Câmara Municipal e com o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (instituição responsável pelo projeto), da Universidade de Coimbra –autor de projetos de excelência -encontrar a solução adequada para requalificar a componente de eficiência energética do complexo.

3 – Estas referidas entidades estudaram, no decorrer de vários meses, as melhores soluções técnicas, tendo-se optado por aquela que reuniu mais garantias de sucesso no processo em curso.

4 – Em simultâneo, foi detetado que tinham sido retiradas intervenções desta empreitada, imprescindíveis ao bom funcionamento do equipamento, pelo anterior executivo, alegadamente, por falta de verbas para as executar. Entre elas, destacam-se a substituição ou reparação da cobertura, substituição da iluminação no interior do edifício, da nave do tanque da piscina, pinturas internas do edifício e toda a reparação do piso envolvente ao tanque. Rubricas essas que originaram, obrigatoriamente, a criação de novos trabalhos e que não podiam ter início sem que estivesse concluída a obra anteriormente iniciada.

5 – O facto de as piscinas municipais estarem encerradas, desde 2021, nada tem a ver, por isso, com as opções deste executivo camarário que, logo após ter tomado posse, procurou encontrar a melhor solução para a sua rápida reabertura.

6 – Neste momento, felizmente, decorrem – a bom ritmo – os trabalhos de reparação da cobertura, estando já adjudicada a última empreitada prevista.

7 – Para além de tudo isto, alertamos que o anterior executivo tinha informado de que esta obra fazia parte integrante de uma candidatura a fundos comunitários dada como aprovada, mas até hoje tal não aconteceu. Caso não seja aprovada – salientamos – vai originar um “buraco” financeiro de cerca de 500 mil euros.

8 – Trata-se apenas de uma, entre muitas situações análogas, com que nos temos deparado neste primeiro ano de mandato autárquico.

9 – Entendemos, por isso, proceder a este esclarecimento público, face às questões levantadas, legitimamente, por muitos munícipes, preocupados com o demorado período de encerramento das piscinas municipais.

10 – Este executivo camarário tudo tem feito para que o complexo seja reaberto o mais rapidamente possível, até porque o seu normal funcionamento enquadra-se na estratégia desportiva delineada para o setor do desporto no Município de Sever do Vouga.

Pedro Amadeu Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.