Empresas tecnológicas: Programa CONNECT 4.0 apresentado em Aveiro para incentivar internacionalização

1402
Tecnologias.

A cidade de Aveiro assiste primeira apresentação do Programa CONNECT 4.0, uma iniciativa promovida pela COTEC Portugal “para capacitar as empresas tecnológicas portuguesas para a entrada em mercados internacionais e acelerar o desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.”

A sessão está agendada para esta terça-feira no auditório da Altice Labs. Além da tecnológica aveirense, três outras empresas “âncora” vão acolher a promoção da iniciativa: a Brisa, a Glintt e a Siemens,

A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, espera, até ao final do ano, envolverá no programa cerca de 150 empresas.

Em Portugal, o sector das tecnologias de informação nacional é composto por cerca de 15 mil empresas, responsáveis por empregar mais de 97 mil colaboradores qualificados e por receitas superiores a 7.117 milhões de euros2. No entanto, as receitas provenientes de mercados externos foram, em 2020, de 2.158 milhões de euros, o correspondente a 37% das receitas totais do sector. Os negócios com o exterior, embora com um assinalável crescimento médio anual entre 2015-2020 de 21%, têm ainda uma representatividade substancialmente inferior ao peso médio das exportações na economia nacional.

O Programa CONNECT 4.0 pretende ser “uma oportunidade para a promoção da oferta tecnológica, estimulando novas formas de internacionalização do sector 4.0 nacional mais eficientes e que tirem maior partido da realidade global dos marketplaces digitais.”

“Será um importante contributo para reforçar as condições de internacionalização do tecido empresarial português no setor 4.0, incentivando a soberania digital, o aumento das exportações tecnológicas e a visibilidade internacional do nosso país na indústria 4.0”, declarou Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC Portugal, citado em nota de imprensa.

» A plataforma CONNECT estará assente na plataforma multilateral digital Bridgewhat, o veículo operacional para capacitar e treinar as empresas tecnológicas no desenvolvimento de técnicas de marketing e comerciais online e nas interações com empresas estabelecidas em mercados internacionais (designadas “âncoras”) em ambientes reais de “marketplace” online. A lançar durante o mês de junho, permitirá a abordagem do “processo de capacitação” voltada para a atuação prática e para a experimentação, valorizando a aquisição de conhecimento empírico combinado com ferramentas de análise e partilha de experiência de especialistas acessível sobre a forma de conteúdos (escritos ou vídeos).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.