Empreendimento imobiliário “Foz de Prata”: Bloco critica participação de Ribau Esteves

1278
Imagem gráfica de projeto imobiliário para o Canal de São Roque, Aveiro.

O Bloco de Esquerda critica a participação do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro na apresentação do empreendimento imobiliário no Canal de São Roque. O Bloco lamenta que o presidente da autarquia atue como um mestre de cerimónias de empreendimentos imobiliários privados apresentados para a gama de preços premium.

Segundo a informação transmitida pela comunicação social, a Câmara Municipal de Aveiro fará dois grandes investimentos no espaço público nesta zona urbana totalizando 5 milhões de euros. Este facto mostra bem a lógica do desenvolvimento imobiliário existente: o investimento público garante milhões para requalificação do espaço público com o objetivo de valorizar o edificado privado e assim garantir a esses agentes económicos maiores ganhos em mais-valias urbanísticas. É este o modelo que tem guiado toda a atuação do executivo municipal.

Ribau Esteves, no evento organizado pelo investidor privado, classificou a área como sendo “dos principais falhanços urbanos de Aveiro”, concluindo que com o empreendimento ficaria assim resolvido. O Bloco de Esquerda faz uma leitura diferente. O maior falhanço imobiliário de Aveiro é não ter habitação a preço comportável para os salários médios. Este empreendimento privado em nada vem solucionar, pelo contrário, antevê-se que terá preços bem acima da média, sobreaquecendo ainda mais preços no concelho e arredores.

O Bloco de Esquerda defende uma política de habitação diferente que tenha como objetivo tornar a habitação acessível para os trabalhadores com os salários reais da economia. Ribau Esteves escolheu na véspera da manifestação pela habitação participar no lançamento da ideia deste empreendimento imobiliário para o setor premium. O Bloco de Esquerda solidariza-se com as reivindicações da manifestação que no sábado encheu as ruas de várias cidades, Aveiro incluída.

Bloco de Esquerda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.