Embarcações tradicionais da Ria de Aveiro: Estarreja lança curso de construção naval 

2461
Estaleiro de embarcações tradicionais em Estarreja. Foto de Bruno Azevedo.

O município de Estarreja anunciou que “mantém o seu compromisso em defesa” das embarcações de madeira tradicionais da Ria de Aveiro.

Nesse sentido, a autarquia avança que está “prestes a lançar um curso de formação profissional” nas vertentes de “Atividades Marítimo-Turísticas e Construção Naval”, que irá decorrer no Centro de Interpretação de Construção Naval, localizado na Ribeira da Aldeia, Pardilhó.

A informação foi transmitida na sequência da inscrição do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), sublinha a autarquia, “reconhece a necessidade de salvaguarda urgente a este saber-fazer, que atualmente é apenas praticado de forma regular por cinco mestres construtores e por um pintor de moliceiros, sedeados nos concelhos de Estarreja e Murtosa, não se tendo conseguido atrair novos aprendizes nos anos mais recentes.”

Em Estarreja, “a arte da construção naval ainda ganha vida pelas mãos dos mestres construtores António Esteves, Arménio Almeida e Felisberto Amador, da freguesia de Pardilhó, ‘terra da ria e berço de centenas de construtores navais de machado e enxó’, e que foram homenageados com a Medalha de Mérito Municipal em 2019.

Artigos relacionados

“Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região” inscrito como Património Cultural Imaterial

Estarreja: ‘Centro de interpretação da construção naval’ em fase de conclusão

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.