A Câmara de Aveiro agendou para a reunião pública desta quinta-feira a aprovação da proposta de contratação do ‘Serviço de negociação e tratamento administrativo das parcelas para o eixo rodoviário Aveiro-Águeda’, uma prestação de serviços que envolverá, também, a auditoria de segurança rodoviária da futura via intermunicipal.
O projeto e lançamento da empreitada da nova via em perfil de auto-estrada está entregue a um Agrupamento de Entidades Adjudicantes formado para o efeito entre os municípios de Aveiro e de Águeda, que avançou depois de garantido apoio financeiro a 100% no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Traçado definido aguarda aprovação / Preço base atualizado para “mais de 100 milhões de euros”
Segundo informação transmitida pelo presidente da Câmara de Águeda na última Assembleia Municipal de Águeda, “o traçado está completamente definido”. Segundo Jorge Almeida, “o projeto de base” foi entregue pelo gabinete projetista, seguindo para “o parecer obrigatório das Infraestruturas de Portugal (IP).” O edil aguedense acredita que “o enorme trabalho de colaboração e acompanhamento por parte dos técnicos do IP” poderá ajudar a conseguir “uma rápida decisão” daquele organismo.
Jorge Almeida adiantou, também, que “neste momento está a ser feito o trabalho administrativo para a fase das expropriações”, que venham a ser necessárias. Prevê-se “lançar o concurso público da empreitada “no início do próximo ano”. Quanto aos custos, o autarca atualizou o valor previsto, que era inicialmente de 40 milhões de euros, apontando agora para um preço base de “mais de 100 milhões de euros”, mantendo-se a garantia, por parte do Governo, do financiamento e do empenho em cumprir os prazos.
Já foram assumidos encargos de 2,3 milhões de euros com o contrato para a elaboração do projeto.
As autarquias confiam que o impacte ambiental, herdado do projeto anterior, não traga complicações de maior na sua aprovação pela Agência Portuguesa de Ambiente, atendendo a que “as zonas sensíveis são as mesmas”.
Com 14 quilómetros a construir em perfil de auto-estrada (duas vias em cada sentido), permitirá encurtar em 40% a extensão atual do percurso entre os dois concelhos e em 65 % a duração (a fixar em cerca de 10 minutos). A conclusão está prevista para 2025.
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