O projeto Ecogres 4.0, um grés fabricado pela Grestel, empresa com fábrica sem Vagos, a partir de material reciclado com aplicação em louça cerâmica, é o único finalista português na categoria ‘Uma Europa Verde – A transição ecológica como fator de desenvolvimento regional’ dos Prémios REGIOSTARS 2024.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O REGIOSTARS tornou-se um selo de excelência para projetos financiados pela União Europeia, demonstrando impacto significativo e inclusão no desenvolvimento regional. Este reconhecimento sublinha a importância dos projetos de política de coesão local e regional para atingir as prioridades da UE, promovendo uma economia inteligente, verde e justa.
O júri avaliou este ano um número recorde de 262 candidaturas, selecionando apenas 25 finalistas entre os quais figura o Ecogres 4.0, que é o único representante português na categoria dedicada à transição ecológica e ao desenvolvimento regional.
A Grestel criou novas pastas de grés com base na economia circular, incorporando resíduos de indústrias cerâmicas e não cerâmicas. O elemento diferenciador foi a produção de pastas com mais de 95% de resíduos e subprodutos do processo interno e de outras indústrias.
Discurso direto
“Esta nomeação é um reconhecimento, por parte dos peritos e técnicos da Comunidade Europeia, do valor inovador do projeto que deu origem à fábrica Ecogres – Cerâmica Ecológica, considerada pioneira e exemplar na área da sustentabilidade” – Carlos Pinto, Diretor Fabril do grupo Costa Nova Indústria.
Ler artigo completo na newsletter do Compete 2020.
Artigo relacionado
ECOGRES: Um projeto “focado na sustentabilidade e eficiência de processos e produto”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.