Duas rodas: AM2R pedala a bom ritmo

465
Sector das duas rodas português em exposição.

A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), liderada pela ABIMOTA, associação com sede em Águeda, atingiu uma taxa superior a 55 por cento em 30 de setembro de 2024.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Um “progresso significativo” que “reflete um aumento em relação ao último trimestre”, deixando os membros do consórcio “extremamente satisfeitos com o desempenho” alcançado.

Co-financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a AM2R propõe-se desenvolver 55 produtos, dotando o setor nacional das duas rodas da capacidade técnica necessária para a produção de todos os componentes, permitindo criar uma bicicleta 100% portuguesa e reduzir a dependência europeia do mercado asiático.

No âmbito desta agenda, serão criados 1114 postos de trabalho, dos quais 238 são qualificados. Está previsto que as vendas totais no pós-projeto ascendam aos 336 milhões de euros, com uma taxa de exportações de 73%, equivalente a 245,28 milhões de euros.

Citado em nota de imprensa, Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA, considerou que será possível atingir cerca de 100% de execução dos objetivos até 31 de dezembro de 2025. “Este avanço significativo demonstra a capacidade do setor das duas rodas em Portugal de inovar e competir a nível global”, referiu.

As entidades envolvidas afirmam-se “motivadas” para desenvolver os Produtos, Processos e Serviços (PPS) contratualizados, criando sinergias que permitam uma colaboração a longo prazo no setor das Duas Rodas.

Artigo relacionado

Duas rodas / Inovação: AM2R apresentou protótipos

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.