Apesar dos progressos efetuados nos últimos 25 anos em Portugal, o número de mortos e de feridos graves devido aos acidentes rodoviários continua a ser muito elevado. Em média, na última década, 650 pessoas por ano perderam a vida e mais de 2.000 ficaram gravemente feridas.
As notícias de sinistralidade automóvel chegam, muitas vezes, por força de acidentes graves onde o fator humano é uma das causas determinantes, embora não sejam de descurar aspetos como o estado da via, falhas mecânicas, condições climatéricas e muitos outros aspetos, alguns dos quais imponderáveis. Podemos avaliar facilmente se somos um bom condutor e tirar as conclusões.
Em 2021, Portugal registou 50 mortes em acidentes rodoviários, menos 3% do que no ano anterior (52), em contraciclo com a União Europeia (UE), onde os óbitos subiram 5% (19.800). Portugal está entre os nove Estados-membros que registaram os menores números de mortes em acidentes de viação na estrada, a par de Malta (17), Suécia (18), Dinamarca (23), Irlanda (27), Alemanha (31), Chipre (49), Lituânia (52) e Polónia (59).
O regresso das viagens da Páscoa após restrições pandémicas
Ainda na Páscoa passada, período do ano em que muitas famílias fazem viagens, cinco pessoas morreram nas estradas portuguesas, mais uma do que no mesmo período do ano passado, quando vigoravam medidas como a proibição de circulação entre concelhos. Registaram-se 37 feridos graves, mais 10. Os acidentes nas estradas também subiram para um total de 1.352 (+32,5%). As autoridades policiais fiscalizaram durante o período festivo mais de 1,4 milhões de automóveis.
- 12.655 veículos fiscalizados por radar circulavam com excesso de velocidade;
- Na condução sob o efeito do álcool, foram submetidos ao teste 17.042 condutores, dos quais 527 apresentaram uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida (310 foram detidos);
- Foram igualmente detetadas 177 infrações por uso do telemóvel durante a condução.
Regras a ter em conta para ser um bom condutor
- Prestar a maior atenção quando conduzir – A segurança rodoviária também depende de si e não apenas dos outros;
- Conhecer as leis do trânsito e obedecer à sinalização, respeitando todos os outros utentes da via;
- Ver e ser visto;
- Utilizar sempre o cinto de segurança (quer o condutor, quer os passageiros), tanto na condução em estrada como na condução dentro da cidade;
- Conhecer o automóvel que conduz;
- Manter o automóvel sempre em boas condições de funcionamento e de segurança;
- Ser capaz de decidir com lucidez, rapidez e corretamente nas situações de perigo;
- Conduzir sem pressas, respeitando os limites de velocidade;
- Não aceitar desafios nem provocações;
- Conduzir sempre no melhor estado físico e psicológico, não conduzindo cansado nem depois de ter ingerido bebidas alcoólicas;
- Desfrutar do automóvel, nas viagens e em deslocações, de forma tranquila, pensando que o mais importante é a sua vida e a dos outros.
O site circulaseguro.pt tem um manancial de informação útil sobre segurança rodoviária (condução eficiente, educação rodoviária, legislação, segurança e veículos) à distância de um clique.
Muitos jovens iniciam a circulação rodoviária pela carta de mota. Nunca é demais esquecer que os acidentes rodoviários de duas rodas motorizadas são a principal causa de morte entre os 18 e os 25 anos.
Os risco das trotinetas
Uma equipa de pesquisa finlandesa que investiga lesões relacionadas com trotinetas revelou que os dados recolhidos mostram uma taxa mais alta de lesões associadas a trotinetas em comparação com outros modos de transporte suave analisados. A nova pesquisa identificou 331 pacientes com lesões relacionadas a trotinetas em Tampere, uma cidade de cerca de 226.000 pessoas, entre abril de 2019 e abril de 2021. A taxa é muito maior do que as taxas de lesões estimadas anteriormente para outros modos de transporte, incluindo circular a pé, bicicleta ou duas rodas a motor.
Prevenção: Começar pelos mais novos
O Destacamento Territorial da GNR de Ovar tem repetido ações de sensibilização, prevenção e segurança rodoviária junto dos mais novos. A secção de prevenção criminal e policiamento comunitário organiza visitas das crianças das escolas locais.
A realização de ações de sensibilização, no âmbito da prevenção e segurança rodoviária dá a oportunidade dos alunos aprenderem regras básicas sobre forma como devem circular de modo a evitar os perigos e os acidentes. As crianças ficam a saber os cuidados que devem ter aquando da sua deslocação na rua, tanto como peões, passageiros ou ciclistas. Numa segunda parte, são colocados em práticas os conhecimentos adquiridos, realizando uma sessão prática em pista.
Os alertas do ‘Movimento Maio Amarelo’
A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) promove no nosso país a iniciativa internacional de segurança rodoviária ‘Movimento Maio Amarelo’, que pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Impacto social e económico dos acidentes
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelou o impacto social e económico dos acidentes de viação em Portugal em 2019 tiveram um custo económico e social para o país estimado em 6422,9 milhões de euros, um valor que representa 3,03% da riqueza criada no país nesse ano. Para prevenir estas e outras consequências negativas, prepare-se para ser um bom condutor testes.
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