Dois homens, atualmente detidos, residentes em Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, foram condenados pelo Tribunal de Aveiro por assaltos. Um dos arguidos viu a pena suspensa, com obrigações, tendo sido, por isso, libertado no final da leitura do acórdão.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A dupla estava acusada, em co-autoria, de três crimes de roubos agravados, devido a recurso a arma branca (faca) e outros tantos roubos simples e detenção de arma proibida. Os crimes teriam sido praticados num quadro de toxicodependência de ambas.
A juíza presidente deu como provada “a generalidade” dos factos imputados na acusação pelo Ministério Público e que os arguidos tiveram atuação distinta, ainda que em comum acordo. Um dos roubos foi alterado de agravado para a forma simples, por não ter sido identificada extamente o tipo de arma usada, no caso faca.
A pena mais pesada recaiu no indivíduo com mais antecedentes criminais. Acabou condenado, em cúmulo jurídico, numa pena única de seis anos e meio de prisão.
Já o segundo arguido recebeu uma pena de cinco anos, que foi suspensa por igual período, atendendo ao facto de não ter antecedentes criminais, estar bem inserido social e familiarmente, bem como ter manifestado vontade de fazer tratamento à dependência de drogas, que o tribunal considerou obrigatório.
Os dois arguidos terão, ainda, de pagar 250 euros solidariamente aos CTT e outro tanto a uma mulher assistente.
Os assaltos aconteceram no mês de setembro do ano passado em postos de gasolina, postos dos CTT e uma farmácia nos concelhos de Sever do Vouga e Estarreja.
No caso dos dois postos de correios, ambos em Sever do Vouga, o roubo ascendeu, ao todo, em 5 mil euros em dinheiro (mais de 4.500 euros só no assalto ocorrido na sede do concelho).
Artigo relacionado
Justifica participação em roubos com ameaças de amigo
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.