Uma economista natural do Porto a residir em Cortegaça é a primeira mulher a assumir funções de direção nos 89 anos de atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, no concelho de Ovar.
A corporação de soldados da paz tem, pela primeira vez este mandato, uma pressença feminina entre os seus principais dirigentes.
O convite, recorda Teresa Ferreira, foi uma surpresa. “Inicialmente fiquei muito apreensiva. Sou sincera, fique assustada, mas logo a seguir pensei, porque não ? Como gosto de desafios decidi aceitar”, conta a vogal numa entrevista publicada no boletim informativo dos bombeiros de Esmoriz (artigo na integra em link abaixo).
A equipa diretiva liderada por Fernando Cardoso assumiu funções no início deste ano, com mandato até 2022.
Discurso direto
“Reconheço que, durante vários anos, a atividade dos bombeiros era considerada um mundo masculino, daí não haver mulheres, quer nos cargos de direção, quer a nível operacional. Hoje as oportunidades são diferentes. Acredito que daqui a alguns anos possa haver muitas mais mulheres a abraçarem esta causa. Não há obstáculos nem limites para que as mulheres não possam ser grandes”.