A direção do SC Beira-Mar liderada por Nuno Quintaneiro compromete-se a apresentar uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) para o futebol sénior “até ao final da presente época” para obter o financiamento que poderá ajudar a reequilibrar a ‘tesouraria’ do clube. O plano de atividades e orçamento de 2024-25 a submeter à Assembleia Geral agendada para 25 de outubro prevê um défice da atividade superior a 200 mil euros.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Artigo relacionado
AG do SC Beira-Mar convocada com ponto dedicado à situação financeira herdada
O clube auri-negro, que caminha para o 103º aniversário, conta, atualmente, com 13 modalidades desportivas, as quais reúnem um universo superior a um milhar de atletas, suportados por mais de 2500 sócios.
O custo de funcionamento do SC Beira-Mar em 2024-25 poderá ultrapassar um milhão de euros, que inclui encargos obrigatórios assumidos no Plano de Recuperação aprovado pelos credores em 2017 (cerca de 16 mil euros por ano).
O primeiro plano de atividades e orçamento da nova direção que tomou posse em abril passado é assumidamente “prudente, pautado por uma diretriz geral de contenção e controlo da despesa”.
Após um ciclo em que, segundo o elenco em funções, o clube “não foi capaz de gerar as receitas necessárias para compensar o seu nível de custos, nem conseguiu preparar-se para a constituição duma sociedade desportiva, tornou-se incontornável perspetivar o exercício de 2024-2025 como um ano ‘zero’, com o foco direcionado para a criação das condições desportivas, sociais e financeiras mínimas indispensáveis para que o clube possa ambicionar, no futuro, corresponder às expetativas”.
As primeiras medidas, em termos financeiros, passaram pela redução do orçamento da equipa principal de futebol sénior, bem como pedido de maior contenção na Academia de Futebol e nas secções de basquetebol e de futsal.
SAD é “prioridade estratégica para o exercício 2024-2025”
“Não resta alternativa que não seja apontar estratégias que permitam a captação de investimento para a gestão do futebol sénior masculino e possibilitem a libertação de algumas das principais receitas do clube para a formação do futebol e para as modalidades” – Direção do SC Beira-Mar.
Artigos relacionados
Beira-Mar / Nova direção: Contas e reorganização da estrutura do futebol entre as prioridades
“Qualquer coletividade desta natureza passa por dificuldades de tesouraria” – Afonso Miranda
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.