Faleceu hoje, aos 76 anos, vitima de doença prolongada, o Padre João Gonçalves, que presidia à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Florinhas do Vouga, entre outras tarefas que tinha a seu cargo na Diocese de Aveiro.
O clérigo nascido a 28 de março de 1944 foi, também, durante vários anos, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, tendo sido agraciado, em 2019, com o prémio ‘Gente de Paz e de Justiça’, que foi atribuído durante o encontro internacional de ‘Causas e Valores da Humanidade‘.
O padre João Gonçalves faleceu a poucos dias de completar 51 anos de sacerdote (21/12/1969). Foi ordenado na Gafanha do Carmo, concelho de Ílhavo, sua terra natal. O funeral está agendado para a próxima quinta-feira.
Percurso na Igreja
A Diocese de Aveiro lembrou o percurso do Padre João Gonçalves na Igreja.
Luto municipal
A Câmara de Aveiro vai decretar quinta-feira dia de luto municipal pelo falecimento o antigo pároco da Glória, anunciou o presidente da edilidade, Ribau Esteves.
Neste momento de profunda tristeza e pesar para Aveiro e para os Aveirenses pela partida de um dos seus bons Homens, a @CMAveiro vai decretar o dia de amanhã, quinta-feira, 10 de dezembro, como dia de Luto Municipal, em Honra e Memória do Pe. João Gonçalves.
— José Ribau Esteves (@PresCMAveiro) December 9, 2020
“João Gonçalves foi um homem Notável e Bom, defensor de causas, tendo desenvolvido ao longo da sua vida um trabalho ativo, solidário e de inclusão, dedicado ao outro, aos que precisam de apoio, ajuda e solidariedade” – Câmara de Aveiro / Voto de pesar e dia de luto.
Documentário retratou pastoral penitenciária
“A vida do padre João Gonçalves ajuda-nos a não nos esquecermos que somos todos iguais” – Inês e Daniela Leitão (autoras do documentário “O padre das prisões”).