Os padres Querubim Silva e João Gonçalves, duas das figuras de referência do clero diocesano de Aveiro, completam no próximo sábado 50 anos de ordenação sacerdotal.
O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro irá presidir às missas de ação de graças às 11:00, na Igreja de Jesus (Museu de Aveiro | Santa Joana).
Após a eucaristia, a que se associam também os padres José Manuel Pereira, Fausto Oliveira e José Camões, colegas de curso, os sacerdotes deslocam-se ao cemitério central para depor uma flor no túmulo do Bispo D. Manuel de Almeida Trindade, que os ordenou.
Estão agendadas celebrações também nas comunidades. Sábado, dia 21, pelas 17:00, o Padre Querubim Silva preside à eucaristia na igreja matriz de Angeja, seguindo-se um convívio no polidesportivo local.
No dia 22, domingo, pelas 11:00, o Padre João Gonçalves concelebra a eucaristia na sua terra natal, a Gafanha do Carmo, seguindo-se um almoço-convívio no salão paroquial.
Segundo uma nota de imprensa da Diocese de Aveiro, “ambos os sacerdotes deixaram claro que não querem receber prendas pessoais neste jubileu”.
O Padre Querubim sugeriu que eventuais ofertas monetárias sejam entregues para as obras sociais da paróquia de Angeja. Já o Padre João Gonçalves aconselhou ofertas em géneros alimentares, produtos de higiene ou outros, que serão destinados aos presos e a pessoas carenciadas acompanhadas pelas Florinhas do Vouga.
Querubim Silva é pároco de Angeja, diretor o Correio do Vouga e coordenador pastoral do Colégio de Calvão.
João Gonçalves dirige a pastoral social da Diocese de Aveiro, é ecónomo diocesano e coordenador da pastoral penitenciária em Portugal.