“Diapasão” foi o grande vencedor do “24º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2020”, encerrando os 10 dias de “um dos primeiros festivais de cinema a acontecer na Europa em tempo de pandemia”, informa a organização a cargo do Cine-Clube de Avanca.
Realizado pelo iraniano Hamed Tehrani, este filme ganhou o ‘Prémio Cinema para a Melhor Longa Metragem’, ‘Prémio Melhor Argumento’ e o ‘Prémio D. Quixote’, atribuído pela FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
O júri atribuiu ainda distinguidas com ‘Menções Especiais’ às longas–metragens “The Barefoot Emperor” (Bélgica) de Peter Brosens e Jessica Woodwoth e “The Forgotten” (Ucrânia) de Daria Onyschenko, que também recebeu o prémio de melhor ator para Danylo Kamenskyi.
O ‘Prémio Curta Metragem’ foi para o filme da Sérvia “Moon Drops” de Yoram Ever-Hadani, tendo “Qui Vive” (Bélgica) de Anais Debus, recebido uma ‘Menção Especial’ e o’ Prémio Melhor Fotografia’ (atribuído a Benoît Delfosse).
A atriz Efthalia Papacosta, do filme grego “Mila” de Andreas Vakalios, ganhou o ‘Prémio de Melhor Atriz’.
O ‘Prémio de Animação’ foi atribuído a “Hello my Dears” de Sasha Vasiliev da Rússia, tendo os filmes “028” (França) de Otalia Caussé, Geoffroy Collin, Louise Grardel, Antoine Marchand, Robin Merle, Fabien Meyran e “The Wings” de Riho Unt, sido distinguidos com ‘Menções Especiais’.
A curta metragem portuguesa em mirandês “La Tierra de l Passado” de Rui Falcão, foi distinguida com uma ‘Menção Especial’ de argumento.
A FICC atribuiu igualmente uma ‘Menção Especial’ ao filme “The Forgotten” (Ucrânia) de Daria Onyschenko.
“Sonhos”, a longa-metragem de estreia de Joaquim Pavão, ganhou a Competição Avanca
A “Competição Avanca”, que revelou obras produzidas ou coproduzidas na região, distinguiu a longa-metragem de Joaquim Pavão “Sonhos” e a curta metragem “murmuratorium – rumos e rumores” de Luís Margalhau. O filme “Diadema” de Milana Majar recebeu uma ‘Menção Especial’.
O ‘Prémio Vídeo’ foi atribuído a “tx-reverse” de Martin Reinhart e Virgil Widrich (Áustria) e “The heavy shadow of the crow” (Irão) de Behnam Asadolahi, recebeu uma ‘Menção Honrosa’.
O documentário “Wild Portugal” (Alemanha) de Christian Baumeister venceu o ‘Prémio Televisão’ e “Small Fish” (França) de Quentin Lestienne uma ‘Menção Especial’.
A competição de cinema ‘VR 360º’ premiou “Lost in a forgotten place” de Mona Kasra (EUA) e atribuiu uma ‘Menção Honrosa’ a “The rain that is falling now was also falling back then” de Christian Zipfel (Roménia).
O ‘Prémio Sénior’ foi atribuído à longa-metragem de ficção “The Prague Orgy” de Irena Pavlásková (República Checa) e o prémio para realizadores até 30 anos a “A Máscara de Cortiça” de Tiago Cerveira.
A competição “Trailer in Motion” distinguiu o trailer “OTOS” de Kevin Moussaoui (Austrália) e o videoclipe “Dolphin – J2000.0” de Ivan Sosnin (Rússia). Foram atribuídas ‘Menções Especiais’ ao trailer “A Escritora” de Hugo Pinto e ao videoclipe “EVOLS” de Hugo Amaral.
No AVANCA 2020 tiveram estreia mundial 24 filmes que assim se candidatam ao ‘Prémio Estreia Mundial’, que este ano conta com um apoio financeiro de 5.000 euros.
Do trabalho dos júris do festival, saíram já os primeiros nomeados para este prémio. São eles os filmes “Sobre Sonhos e Liberdade” de Francisco Colombo e Marcia Paraiso (Portugal, Brasil), “All the Donna” de Zefrey Throwell (EUA) e “O legado do artífice” de Alice Fátima Martins (Brasil). Ao júri caberá escolher os restantes finalistas e em setembro anunciar o grande vencedor.
A ‘Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação’ atribuiu o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma “a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema”, às investigadoras Hemily Nascimento e Mônica Stein da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).
No total, oito júris constituídos por 37 individualidades de oito países atribuíram 18 prémios e 14 menções especiais.