Dia de eleições na Federação do PS: Os últimos apelos ao voto dos candidatos à presidência

547
Dreamweb 728×90 – Video I

Os militantes da Federação Distrital do PS de Aveiro elegem hoje o seu próximo presidente, tendo como opções o autarca sanjoanense Jorge Vultos Sequeira, recandidato ao último mandato estatutariamente permitido, com a moção “Por Aveiro, pelo distrito inteiro!” (lista A) e Hugo Oliveira (Estarreja), deputado na Assembleia da República que se apresenta, em alternativa,com a moção “Tempo de Fazer Mais” (Lista B). O congresso federativo está agendado para 12 de outubro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigos relacionado

Consultar arquivo sobre eleições federativas do PS 2024

Balanço da campanha interna

Jorge Sequeira

“Não há vitórias antecipadas e apelamos a todos os militantes do distrito que votem em liberdade no projeto em que acreditam. Este é um desígnio muito claro da candidatura ‘Por Aveiro, pelo Distrito Inteiro’: estabelecer bases organizativas e de funcionamento interno do PS, que impeçam o surgimento de cortinas de ferro em torno de grupos de militantes e que impeçam a tentação do seu controlo por quem quer que seja.
Não há vitórias antecipadas, repito. Queremos um PS à altura dos atuais desafios da democracia, que saiba abrir-se à sociedade, credibilizar-se e que esteja na linha da frente na luta contra populismos e extremismos, respondendo às reais necessidades das pessoas, sem sobreposição de interesses individuais.
Fizemos esta campanha com o envolvimento de todos os militantes que quiseram nela participar, ouvindo cada militante que quis contribuir, assim como cada concelhia, secção e também as estruturas da Federação Distrital da Juventude Socialista e das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos. Muitos desses contributos integram a nossa moção”, diz.
O resultado será aquele que os militantes que exercerão o seu direito de voto quiserem. Aquilo que espero é poder concretizar a moção, abrir o partido à sociedade civil, apostar na formação, contribuir para credibilizar o PS, com transparência e servindo, sempre, o interesse público”.

Hugo Oliveira

“Intensa, dedicada. A campanha esperada que, no acolhimento e mobilização, foi ao encontro das expectativas: os militantes da Federação de Aveiro do Partido Socialista querem Fazer Mais!
Foram meses de contacto permanente, contacto pessoal, junto das pessoas, nas Concelhias.
Primeiro, com a apresentação na primeira visita a todas as Concelhias, foi ouvir, debater e recolher ideias para a Moção.
Sabemos que não é costume ser assim, mas queremos mesmo fazer mais e diferente. Queríamos uma Moção participada, que gerasse um documento singular, um documento-referência para o trabalho político que ambicionamos concretizar.
Depois, numa segunda volta pelo Distrito, apresentámos a Moção, coordenada pelo Eduardo Anselmo, que é de todos, participada por todos e estruturada por uma equipa plural que sistematizou a participação coletiva que assumo intensificar na liderança.
Fomos totalmente fiéis ao compromisso assumido com os militantes no momento da apresentação da Candidatura: mais proximidade; mais organização; mais ação local; mais Partido Socialista. É assim que me apresento; é assim que tudo farei para honrar os compromissos assumidos.”

O que espera em termos de mudança / continuidade no PS federativo

Jorge Sequeira

Sendo um dos próximos desafios do mandato as eleições autárquicas de 2025, a experiência, enquanto Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, e a competência reconhecida pelos seus pares são indicadores de que reúno melhores condições para gerir o processo autárquico no distrito em coordenação com todas as concelhias e secções.
A moção orientadora desta candidatura prevê reforçar a democracia interna da estrutura e o diálogo com a sociedade civil (associações, academia, empresas, sindicatos e movimentos sociais), partindo do mote “olhar para dentro, olhar para fora e agir.
Defendemos mecanismos para criar mais transparência e o voto antecipado nas eleições internas para que mais militantes possam participar nos processos de decisão. A formação assume particular relevo, com a vontade de criar um modelo que facilite a transição dos jovens da Juventude Socialista para o Partido e também sensibilizar eleitos pelo PS que não sejam militantes para a importância da militância ou inscrição como simpatizantes.
A mobilidade, a inovação e a habitação são setores prioritários na ação que a candidatura defende. É ainda proposto um plano de ação política para a cultura regional, que valorize os produtos locais que caracterizam cada município, já que se trata de “uma economia que, parecendo dispersa, representa no seu conjunto milhares de pessoas e muitas famílias, que dão identidade ao distrito e o tornam único”.

Hugo Oliveira

“Fizemos o que democraticamente está ao nosso alcance para ganhar. Temos apoio da larga maioria dos e das Presidentes de Concelhia do Distrito de Aveiro. Percebe-se bem a vontade dos militantes assumirem, nas suas mãos, o trabalho político, que é exigente, participarem de novo na afirmação do Partido Socialista por terras de Aveiro.
A Federação de Aveiro será um parceiro proativo no apoio à escolha atempada de protagonistas, à organização e capacitação de equipas, à construção de compromissos programáticos que prestigiem o PS e sirvam o superior interesse dos Municípios e dos cidadãos.
Este é um projeto que defende e acredita numa Federação em que cada voz conta e é escutada; em que daremos resposta às inquietações; em que construiremos, em diálogo consequente e trabalho constante, a Federação e o futuro de Aveiro.
Para mim, e para a larga maioria dos militantes, cada opinião, cada ideia e cada sensibilidade contam, e só com todo esse saber e vontade a Federação poderá fazer mais.
E por isso, renovo: vamos fazer este caminho lado a lado, porque nesta estrada há lugar para todos e todos contam para a luta por uma Federação mais ativa, mais presente e, acima de tudo, mais dos militantes na construção de melhores políticas para todos os cidadãos e cidadãs das nossas comunidades.”

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.