Uma operação policial do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da GNR, sob a direção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Aveiro, desmantelou a 16 de fevereiro uma rede internacional que se dedicava à introdução e comercialização fraudulenta de folha de tabaco triturada.
A investigação, designada como ‘Operação Nicotilla’, que foi iniciada há cerca de um ano, culminou com a detenção de 8 indivíduos de sexo masculino, com idades compreendidas entre os 33 e 61 anos, de nacionalidade Espanhola e Portuguesa, e na apreensão de cerca de duas toneladas de diversos produtos de tabaco.
Nas buscas, foram apreendidos cerca de 2250 quilos de produtos de tabaco, 520 maços de tabaco e 37.800 euros, entre outros artigos ligados à atividade.
A GNR adianta que se tratava de uma organização criminosa internacional. A ação policial permitiu o desmantelamento das estruturas dedicadas à comercialização ilícita de folha de tabaco e a recolha de prova sobre a responsabilidade pela sua operacionalização.
“O objetivo era controlar um circuito de distribuição e comercialização marginal em território nacional e em Espanha, sustentado num complexo esquema de remessas de encomendas postais a partir do Reino de Espanha, com destino a distribuidores sedeados em território nacional e orientado para a dissimulação do conteúdo e ocultação de remetentes”, explica um comunicado da Guarda.
Ainda segundo a GNR, no ano de 2021 a rede terá transacionado aproximadamente 7 toneladas de produtos de tabaco das quais cerca de 2 toneladas se destinaram a Portugal, resultando numa fraude estimada em montante superior a 163.260 euros (126.000 euros em sede de Imposto Especial de Consumo e 37.260 euros por IVA não cobrado).
O operação teve a colaboração com a Guardia Civil e Serviço de Vigilância Aduaneira, bem como da EUROPOL.
Outros números da ‘Operação Nicotilla’
» 27 mandados de busca em território nacional (9 buscas domiciliárias, 9 buscas a viaturas e 9 mandados de pesquisa informática) e 6 mandados de busca em Espanha (5 buscas domiciliárias e 1 busca não domiciliária).
» Apreensão de diversas máquinas utilizadas na secagem, trituração e acondicionamento dos produtos de tabaco (das quais 5 máquinas de manufaturação), 4 balanças; diversos meios informáticos (Telemóveis e discos rígidos); 3 armas e diversas munições; diversas matérias-primas utilizadas na produção ilícita e acondicionamento, (1200 tubos para cigarros, 200 sacos embalamento) e “diversa documentação relevante”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.