Design Persuasivo dos Jogos: Caminho para o Vício

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Jogos online.

O design de videojogos tem evoluído de maneira significativa nos últimos anos. No entanto, essa evolução trouxe consigo uma série de preocupações, especialmente no que diz respeito ao impacto dos jogos nas crianças. Entre esses impactos, destacam-se o vício infantil em jogos e o uso de personagens de jogos para finalidades negativas, como a pornografia.

Por Diogo Fernandes Sousa *

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O design persuasivo dos jogos é uma técnica cuidadosamente elaborada para atrair e manter a atenção dos jogadores. Diversos elementos de design contribuem para esse vício, especialmente entre as crianças, uma vez que os jogos frequentemente oferecem mundos imaginários, personagens cativantes e histórias envolventes que permitem escapar da realidade e proporcionam um sentimento de pertença.

Além disso, a variedade de atividades dentro do jogo mantém os jogadores interessados. Missões diferentes, modos de jogo variados e eventos especiais criam uma experiência dinâmica que retém a atenção do jogador. A utilização de gráficos impressionantes, efeitos sonoros envolventes e bandas sonoras cativantes aumenta a imersão, tornando a experiência de jogo ainda mais atraente.

Não obstante, o vício em jogos pode ter várias consequências negativas para as crianças, incluindo problemas de saúde ao nível da visão, sedentarismo e distúrbios do sono. Pode também diminuir o tempo disponível para estudos e tarefas escolares, levar ao isolamento de amigos e da família e causar problemas psicológicos, tais como ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Além do design persuasivo, uma preocupação crescente é o uso de personagens de jogos para finalidades inadequadas, como a pornografia. A exposição das crianças à pornografia através de personagens de jogos tem efeitos negativos no seu desenvolvimento cerebral.

Por um lado, a exposição precoce à pornografia pode distorcer a perceção das crianças sobre sexualidade e relações interpessoais, criando problemas de autoestima, confusão sobre o significado de consentimento e comportamentos sexuais inadequados. Por outro lado, o cérebro das crianças ainda está em desenvolvimento, e a exposição à pornografia afeta negativamente as áreas relacionadas com o controlo de impulsos, empatia e comportamento social.

Nesse sentido, é essencial que os pais estejam cientes dos perigos do design persuasivo dos jogos e do uso inadequado de algumas das suas personagens. Para garantir uma maior adequabilidade, os pais devem procurar estabelecer limites de tempo diários para o uso de jogos e garantir que as crianças tenham um equilíbrio entre atividades físicas, sociais e académicas, bem como selecionar jogos que sejam apropriados para a idade da criança.

Em conclusão, o design persuasivo dos jogos, embora fascinante e inovador, apresenta consequências negativas para as crianças. O vício em jogos e a exposição precoce à pornografia através de personagens de jogos são questões que precisam ser abordadas com seriedade. Pais, educadores e empresas de videojogos devem trabalhar em conjunto para criar um ambiente mais saudável e equilibrado para os jovens jogadores, garantindo que possam aproveitar os benefícios dos jogos sem cair nas armadilhas do vício e da exposição inadequada.

* Docente do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte.

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