A transferência de competências na área da saúde para o município de Ovar, ainda a aguardar entendimento com o Governo, poderá ser “uma oportunidade para implementar o projeto de Sistema Local de Saúde, apresentado e promovido pela Câmara Municipal”.
Artigo relacionado
Isso mesmo lembrou o presidente da edilidade numa recente reunião do executivo camarário em que o assunto foi discutido no período antes da ordem do dia.
A proposta de criar um “projeto-piloto de gestão integrada do hospital e centros de saúde locais” no concelho vareiro, que remonta a 2018, neste momento, “está parada”.
Num quadro traçado pela vereadora Júlia Oliveira, eleita pela maioria PSD, “os níveis de resposta do SNS em Ovar têm-se progressivamente degradado, no que respeita às Unidades Saúde Familiar (USF) e na resposta urgente não programada”.
“As especificidades da saúde atuais do concelho de Ovar, a sua indispensável articulação com os hospitais na área envolvente a Norte e a Sul, a dimensão e os impactos financeiros na fase de desenho e implementação com baixo impacto orçamental, tornam o piloto em Ovar uma oportunidade para o País”, defendeu a autarca.
O PS, através do vereador Alcides Alves, vê a criação de um Sistema Local de Saúde como “um projeto positivo” que seria “uma mais valia para o concelho e para a saúde dos munícipes”, incentivando a Câmara Municipal a “apostar e fazer todo o esforço para a sua implementação.”
Após a troca de ideias entre os membros do executivo, o líder da edilidade, Salvador Malheiro, viu o consenso entre os seus pares como a necessidade de retomar o processo. “Está na hora de voltar a pôr este projeto na agenda”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.