Cruz Vermelha de Cucujães assume gestão de ‘albergue de peregrinos’

834
Estação ferroviária de Cucujães (Foto de Bruno Soares partilhada no Facebook).

O futuro ‘albergue de peregrinos’ a instalar na Estação Ferroviária da Linha do Vouga, em Couto de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, ficará sob gestão da Cruz Vermelha local.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O município oliveirense, que tem a subconcessão de uso privativo, incluindo do terreno envolvente, por acordo com a IP Património (grupo Infraestruturas de Portugal), deliberou, corresponder positivamente ao pedido feito nesse sentido.

Nesta altura, decorrem já as previstas obras de reabilitação do espaço para apoiar os peregrinos de Fátima e de Santiago de Compostela que atravessam habitualmente a localidade, nos últimos anos em número cada maior.

A delegação de Cucujães da Cruz Vermelha Portuguesa demonstrou vontade de utilizar este espaço para as atividades assistenciais que há longos anos presta na zona a quem percorre os caminhos de Fátima e de Santiago de Compostela.”

Além da cedência do edifício, serão acautelados eventuais encargos que resultarem do funcionamento do ‘albergue’, nomeadamente de manutenção. “Mais do ninguém, interessa à Câmara Municipal que o espaço, agora requalificado, cumpra bem a sua missão e tenhamos efetivamente aqui um equipamento de apoio aos peregrinos”, referiu o líder da edilidade, Joaquim Jorge em reunião de executivo, lembrando que também será possível angariar algumas receitas das estadias e da venda de merchandising.

A estação, que recebeu novas instalações de água e saneamento, além de dormitório, vai disponibilizar uma cozinha com o básico para utilização dos viajantes e uma área museológica. A zona exterior terá estacionamento e o jardim será renovado.

Artigo relacionado

‘Albergue Municipal de Peregrinos’ instalado na estação ferroviária de Cucujães

Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago atravessa o município de Oliveira de Azeméis numa extensão total de cerca de 16km, desde a freguesia do Pinheiro da Bemposta, no extremo sul do concelho, até à freguesia de Cucujães, coincidindo na maior parte da sua extensão, ao antigo grande eixo viário romano entre Lisboa e Braga, “marca importante do património deste território”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.