Atualmente, a narrativa sobre os veículos elétricos a bateria (VEs) nos meios de comunicação social é frequentemente de que as vendas estão a abrandar. A verdade é que a taxa de crescimento das vendas está a diminuir, o que é muito diferente.
Por Marc Amblard *
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Estamos, de facto, a entrar num período de reflexão, depois de a indústria ter estabelecido expectativas exageradas, influenciadas em parte pelo crescimento das vendas e pela elevada rentabilidade da Tesla. Penso que este é particularmente o caso nos EUA.
É importante notar que os veículos elétricos registaram um crescimento significativo de 30% nas vendas em 2023, contra 70% em 2022. Na Europa, as vendas de veículos elétricos aumentaram 28% para atingir uma quota de mercado de 14,6%, 50% nos EUA para atingir 7,6% e 24% na China para uma quota de mercado de 24%. O líder de mercado Tesla conseguiu aumentar as vendas globais em 38% em relação ao ano anterior, atingindo 1,8 milhões de unidades em 2023, essencialmente com dois modelos. A chinesa BYD não ficou muito atrás, com 1,6 milhões de veículos eléctricos (e 1,4 milhões de veículos com outros grupos motopropulsores), tendo mesmo ultrapassado a Tesla no quarto trimestre. O Modelo Y foi o veículo mais vendido a nível mundial, independentemente dos grupos motopropulsores, em 2023, com 1,2 milhões de unidades vendidas!
No entanto, esse crescimento mostrou sinais de perda de força ultimamente, ou mesmo de reversão, como foi o caso na Europa em dezembro (vs. um alto dezembro de 2022). Este facto foi mais significativo na Alemanha, depois de os incentivos terem sido eliminados – embora não me surpreendesse se fossem restaurados de alguma forma. As vendas de VE também caíram na Califórnia no quarto trimestre, embora tenham atingido 21% do mercado no ano inteiro.
Preços mais baixos são fundamentais para um maior crescimento
Os preços dos veículos eléctricos baixaram significativamente nos últimos 12 meses, na sequência de uma guerra de preços desencadeada pela Tesla. O líder dos veículos eléctricos privilegiou o crescimento em detrimento da rentabilidade, que sofreu um grande golpe. Sua margem operacional caiu dos 16.8% líderes do setor em 2022 para apenas 9.2% acima da média em 2023, o que deixa espaço limitado para cortar os preços muito mais.
As reduções de custos virão do custo mais baixo da bateria ($ 139 / kWh no nível do pacote em 2023 de acordo com a BNEV), mudando a tecnologia da bateria de NMC para LFP mais barato, bem como maior eficiência nas cadeias de abastecimento e fabricação. Mas isto não será suficiente. São necessários novos modelos com preços mais baixos.
A indústria está a reduzir a sua ambição, um movimento arriscado
A Renault cancelou recentemente o seu plano de abrir o capital da Ampere, a sua entidade centrada nos veículos eléctricos e na energia solar. As unidades da VW centradas no armazenamento de energia PowerCo seguiram o mesmo caminho. As condições de mercado não são ideais, uma vez que os investidores já não vêem as valorizações que as empresas estavam a prever.
Isto é uma maratona, não uma corrida de velocidade
Não há como negar que a mudança para uma mobilidade limpa é uma necessidade – a menos que se queira ignorar os dados. Não temos alternativa para preservar o nosso planeta e, ao mesmo tempo, continuar a desfrutar da liberdade de deslocação.
* Artigo publicado originalmente no site Greenfuture. Continuar para ler versão completa.
* Mestre em Engenharia pela Arts et Métiers ParisTech e possui um MBA pela Universidade do Michigan. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
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