Face à continuação de estado de emergência e ao agravar do contágio com o COVID19 em Sever do Vouga, enquanto vereador Sever do Vouga, irei propor à Câmara que se tomem as seguintes medidas de modo a proteger os Severenses.
1-A Câmara deve adquirir com a máxima urgência testes de deteção do COVID19 para nas IPSS do concelho testar todos os utentes e colaboradores.
2-Testar também todos os que nos protegem, Bombeiros Voluntários, GNR, profissionais da saúde e colaboradores das unidades de saúde do concelho.
3-Reforçar o Apoio às entidades diretamente envolvidas no combate à pandemia COVID19, Bombeiros Voluntários, GNR, através da aquisição de material de proteção.
4-Apoio, ao longo dos próximos meses, a ações de rastreio da COVID-19, previamente acordadas, em articulação com a rede de cuidados de saúde primários, as IPSS e as Juntas de Freguesia;
Como sabemos, em virtude das restrições resultantes da declaração do Estado de Emergência pelo Presidente da República e das recomendações da DGS, há várias iniciativas municipais que estão comprometidas como, para já, a Festa do Foral
.
Por outro lado, há outras, como o Festival de Cinema, o Festim, a Gala do Mirtilo e a FicaVouga 2020, por exemplo, que neste momento, não são prioritárias para o nosso concelho – a nossa principal prioridade deve ser cuidar da saúde de todos os Severenses.
Assim, não faz sentido que a Câmara continue a gerir as verbas que foram atribuídas a essas iniciativas no orçamento municipal, parecendo que elas se vão realizar do mesmo modo em que foram no passado, como se não houvesse uma emergência no País e em Sever do Vouga.
Ricardo Silva, Vereador do CDS-PP na Câmara Municipal de Sever do Vouga.
(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).