O hospital de campanha de Ovar, instalado na Arena Dolce Vita, deverá começar a receber os primeiros doentes esta semana, anunciou o presidente da Câmara local.
O concelho vareiro é o que tem mais infetados do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga (quase 45 por centro do total).
Salvador Malheiro gravou esta terça-feira a sua habitual mensagem de balanço do dia num ponto de controlo da GNR, na extrema com o concelho de Estarreja, acompanhando o escoamento de mercadorias de empresas do concelho “por forma a minimizar os prejuízos” do estado de calamidade e da ‘cerca sanitária’ levantada há 22 dias.
O edil voltou a falar de “números animadores” ao dar conta de 432 infetados e 16 óbitos, estes últimos os mesmos de segunda-feira, com a “tendência” decrescente de novos casos a manter-se, embora ressalvado que não é altura ainda “de facilitar mas manter a pressão”.
O apoio aos doentes contará com o hospital de campanha apto por estes dias. “Estamos prestes a colocar ao serviço da população e cada vez mais justifica, tendo em conta a saturação dos hospitais de Aveiro, Feira e em Ovar. Contamos ter na quarta ou quinta-feira os primeiros internados”, adiantou Salvador Malheiro.
O autarca esclareceu um “equívoco” local pondo em causa a produção de pão de ló, que tem muita saída durante a época pascal, esclarecendo que as empresas de produção de bens alimentares está “completamente excecionada, podem produzir e escoar”.
No ponto de situação do ACeS do Baixo Vouga, esta terça-feira ao final da tarde, estavam dados como confirmados 981 casos de infetados, mais 45, dos quais 81 profissionais de saúde e o número de óbitos era 48 (mais 2).
Estarreja registou o falecimento de mais 2 idosos, aumentando o número de vítimas de Covid-19 para 5.
Artigo relacionado
(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).