O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) confirmou hoje que vai aumentar a sua capacidade de ventilação com mais três equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde, bem como quatro monitores multifunções.
O hospital tem dois ventiladores numa sala de emergência dedicada aos doentes com a Covid-19.
O reforço havia sido anunciado esta manhã pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, no habitual balanço diário da Direção-Geral de Saúde sobre a pandemia.
20 dos 68 utentes que passaram pelo internamento devido ao novo coronavírus já tiveram alta para o domicílio.
O primeiro doente foi acolhido a 14 de março no serviço de urgência, que conta com 1407 atendimentos por suspeição de infeção pelo coronavírus.
280 testes em lares (taxa de infeção de 15%)
A instituição realizou 1759 testes distribuídos pelos seus doentes, mas também pelo apoio tem dado aos lares da região ao nível do rastreio.
O CHBV adianta que procedeu a 280 testes no Lar da Misericórdia de Aveiro, Lar de São José de Ílhavo e Lar de Santa Joana.
Da totalidade das pessoas testadas, que não inclui ainda o Lar de Santa Joana, 15% acusaram infeção, refere a unidade hospitalar.
Para acolhimento e triagem, estão instaladas duas tendas de campanha junto às urgências, um serviço que está “praticamente” ocupado por áreas asistenciais a Covid-19, incluindo medicina intensiva.
Os demais serviços das urgências foram deslocados para outras áreas, de forma a manter circuitos distintos e seguros.
Depois de ocupadas as enfermarias de infeciologia e pneumologia, num total de 17 camas, o aumento de internamento de doentes de Covid-19 levou a ocupar também as enfermarias da cirurgia de mulheres (que conta com 20 camas) e a partir desta terça-feira com a enfermaria de cirurgia de homens, (mais 20 camas).
Entregas de equipamentos iniciadas a 14 de março a profissionais de saúde, incluindo angariados com donativos:
– 51.000 unidades de diferentes máscaras;
– 2.800 unidades de fatos;
– 14.100 unidades de proteção de membros inferiores.
Artigo relacionado
Covid-19: Hospital de Aveiro aguarda mais ventiladores
(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).