O Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (CINCORK), com sede em Santa Maria da Feira, assinala o 40º aniversário com o lançamento do “projeto inovador ‘Cork Competences Center’, que se tornará um centro de referência no sector.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A passagem de quatro décadas de “dedicação” à formação profissional foi “um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas e de preparação para os desafios e oportunidades que se avizinham”.
Localizado no principal núcleo industrial mundial de transformação de cortiça, o CINCORK aproveitou a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, no evento evocativo do aniversário para apresentar “um ponto de encontro entre empresas, instituições e profissionais, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis”.
O ‘Cork Competences Center’ pretende, ainda, dar contributos para dinamizar “a economia mais verde e digital, alinhada com as necessidades do mercado e as tendências globais”. Um projeto de 4,5 milhões de euros promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em parceria com a Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR) que contará com apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que deverá ficar concluído no final deste ano.
Em comunicado, o CINCORK renova, também, a sua aposta “no capital humano, na (re) qualificação e no avanço tecnológico”, integrando “tecnologias emergentes” e “modernização dos espaços formativos” através de “ambientes de aprendizagens digitais e interativas”.
Serão lançados novos cursos focados em práticas ecológicas e na transição para uma economia verde aos diferentes níveis, desde a eficiência energética, passando pela gestão de resíduos e economia central. “Com a cortiça – um recurso natural renovável – como elemento central, capacitaremos profissionais para adotar soluções mais conscientes e inovadoras, contribuindo para uma transformação positiva no sector e na sociedade”, lê-se no compromisso assumido pelo CINCORK.
40 anos de atividade
- 3.600 ações de formação;
- 66.700 formandos capacitados;
- 6,7 milhões de horas de formação;
- 2.000 formadores dedicados.
Artigo relacionado
‘CCC – Cincork Competences Center’ deverá ser inaugurado em 2026
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.