Conselho Fiscal cessante do SC Beira-Mar afasta aplicação de ‘regra de ouro’

427
Assembleia Geral do SC Beira-Mar.

Luís Leitão, presidente do Conselho Fiscal cessante, apresentou na Assembleia Geral do Sport Clube Beira-Mar realizada esta sexta-feira “um conjunto de explicações que justificam uma variação negativa dos resultados líquidos” do clube no período de gestão entre 2021 e 2024, em que esteve em funções a direção liderada por Afonso Miranda, no montante de 289.086 euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado, atendendo a que este ponto da ordem de trabalhos “tinha um caráter meramente informativo”, o presidente da mesa da Assembleia Geral “comprometeu-se a reagendar o tema para uma próxima reunião”, de modo que os sócios se pronunciem sobre o parecer do Conselho Fiscal cessante que foi dado “no sentido de não ser aplicada a disposição estatutária de responsabilização pessoal e solidária dos dirigentes, conhecida como regra de ouro”, um preceito estatutário que regula a transição de dívidas entre mandatos de diferentes direções.

A próxima ‘reunião magna’ servirá, também, para apresentação e votação do Relatório e Contas da época 2023-2024, bem como dos “pressupostos de constituição de uma Sociedade Desportiva para o Futebol Sénior” em que a direção está a trabalhar.

Os mais de sete dezenas de sócios presentes na primeira Assembleia Geral dos orgãos sociais em funções desde abril “aprovaram, por larga maioria, o Plano de Atividades e Orçamento 2024-2025”, tendo-se registado 21 abstenções.

A proposta evidencia logo à partida que ainda são necessários 228.868 euros para acertar as contas entre proveitos e despesas previstas.

“Sobre esta matéria”, relata o comunicado, o presidente da Direção, Nuno Quintaneiro Martins, “reforçou a ideia de que o Clube carrega, há vários anos, um défice estrutural que é maior ou menor consoante as opções de gestão de cada elenco diretivo, mas que se agrava a cada ano que passa, sendo fundamental mudar, urgentemente, o paradigma da sua gestão, pois a cada época que passa, a situação financeira deteriora-se”.

Discurso direto

“Numa fase tão difícil, ter as pessoas interessadas e envolvidas reforça as energias de quem lidera” – Nuno Quintaneiro Martins, presidente do SC Beira-Mar.

Artigo relacionado

Direção do Beira-Mar ‘acelera’ formação de nova SAD para refinanciar clube

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.