A sessão da tomada de posse das entidades que constituem o Conselho Estratégico do Consórcio (CEC) do projeto “Anadia Digit@ll – Bairros Comerciais Digitais” decorreu na passada quarta-feira, 09 de outubro, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
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O CEC é um órgão de apoio e de acompanhamento da Comissão Executiva do Projeto que prossegue o objetivo de avaliar e monitorizar a implementação do mesmo, propondo medidas e soluções para maximizar os seus impactos e alertar para eventuais riscos.
O Conselho é constituído pelo Município de Anadia, Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Entidade Regional de Turismo do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDRC), Freguesias do Município, representante das IPSS do concelho, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Universidades de Aveiro e Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra e cinco representantes dos estabelecimentos comerciais do Bairro.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, começou por realçar a importância deste projeto “para dinamizar e promover” o comércio local de Anadia. Deu a conhecer alguns dos passos que o Município tem vindo a promover no sentido de apoiar os comerciantes.
O autarca sublinhou que “o Município pretende ir mais além do Bairro Digital”, de forma a abranger todo o comércio concelhio. “As ações que temos previstas para o Bairro Digital queremos alargá-las ao restante comércio, recorrendo para isso a recursos próprios”, adiantou.
Em relação ao Conselho Estratégico, Jorge Sampaio afirmou que o objetivo é que as entidades que fazem parte deste órgão “nos tragam ideias e projetos para atrair potenciais clientes a Anadia, para fortalecer o comércio local”, referiu. Deu ainda a conhecer algumas das ações que estão previstas realizar, neste âmbito a curto e médio prazo.
A gestora do Bairro Digital e responsável pelo Gabinete de Apoio ao Comércio local e Transição Digital, Cristina Azevedo, explicou o projeto às entidades presentes destacando algumas das iniciativas já realizadas, bem como as próximas ações, nomeadamente a Pré-Black Friday que vai ter lugar nos dias 22 e 23 de novembro. A primeira grande iniciativa que irá envolver o comércio local.
O projeto, com a duração de dois anos (2024/2025), visa modernizar e potenciar o comércio, representando um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, e é financiado pelo PRR no âmbido de uma candidatura aos Bairros Comerciais Digitais. O projeto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas coletivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.
Câmara de Anadia
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