Um aparatoso despiste automóvel, no centro da Vila de Avanca, concelho de Estarreja, ocorrido pelas 10:30 desta sexta-feira, danificou um cruzeiro secular do estilo barroco.
Por força do embate na base, a pesada cruz tombou sobre o pára-brisas de uma viatura de gama alta.
Apesar disso, o condutor escapou ileso do acidente e não teve necessidade de socorro. Acabaria por ser o próprio a chamar a GNR, que tomou conta da ocorrência.
A viatura, tudo indica, deslocava-se na EN 109 no sentido Estarreja – Ovar.
Ao entrar no cruzamento do centro da Vila, o condutor terá perdido o controlo da marcha e foi embater violentamente no monumento de pedra contíguo.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Avanca, José Borges, a cruz “não sofreu danos de maior” e foi retirada do local, ficando a aguardar os trabalhos de restauro do cruzeiro, que se pretende executar atendendo ao seu valor histórico e não só. O monumento tem na base um placa a assinalar que foi ali que um grupo de rapazes avancanenses se juntaram em 1956 para fundar a Associação Atlética de Avanca.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.