Os freios de carro são uma das questões mais importantes para uma condução segura, porque a capacidade de parar rapidamente é tão importante como a capacidade de acelerar. É por isso que é tão importante ter um bom sistema de travagem. Tal como as pastilhas e os discos do seu carro se desgastam, também o seu desempenho de travagem.
O desgaste dos discos de travagem é um problema ainda maior, porque depois perde-se a capacidade de absorver e dissipar calor, aumentando o risco de rachar, partir, ou falhar completamente os seus freios. Para evitar os problemas acima mencionados com os freios do seu carro, este artigo dir-lhe-á quando deve substituir as pastilhas e discos de freios?
Todos os consumíveis são concebidos para uma determinada vida útil. Quando atingem o fim da sua vida útil, devem ser substituídos. As pastilhas e discos de freios são também consumíveis.
Mesmo uma inspecção visual é suficiente para avaliar o estado das pastilhas de freio. O estado do disco pode ser avaliado através da medição da sua espessura. Os resultados da medição são comparados com os valores recomendados pelo fabricante. Se forem estabelecidas diferenças críticas entre os valores existentes e recomendados, o desgaste de tais consumíveis do sistema de travagem é confirmado.
Há quatro indicações principais de que os discos e pastilhas de freio estão gastos:
Golpes graves – isto pode ser sentido diretamente no volante de direção ao travar. Ao mesmo tempo, também se pode ouvir um ruído de moagem. Se for realmente assim, vá ao serviço. É necessário fazer uma regra para ouvir os sons e as sensações, de modo que, a seu tempo, se reparem os freios;
A distância de travagem aumentou consideravelmente – só este ponto é suficiente para submeter o automóvel a um exame detalhado. Se o carro começou a travar de forma não tão brusca como antes, vá para o serviço de assistência. A propósito, será útil verificar o estado das pastilhas de freio juntamente com os discos;
formou-se um bojo na borda do disco – se tiver 2 mm, é altura de deitar fora os discos. A fricção na camada de fricção das pastilhas de freio vai-se desgastando gradualmente. À medida que se desgastam e são sujeitos a mais tensão, podem rebentar. Além disso, não se partem em pé ou a conduzir, mas diretamente no momento mais importante da travagem. Uma falha parcial dos freios pode perturbar a trajetória do veículo e causar o capotamento do carro;
A inspeção visual do disco revela fissuras no disco. Tal disco pode romper a qualquer momento, deixando o carro com uma travagem irregular – pode voar para uma vala ou para a faixa de trânsito em sentido contrário.
As pastilhas de freio suportam a carga principal durante a travagem – é apagando as guarnições de fricção que as rodas do carro são travadas.
Existem várias variedades de pastilhas por composição, tipo e fabricante
Escolher novas almofadas não é difícil – primeiro, certifique-se de que encaixam realmente no seu carro. Conhecer o modelo e o ano do seu carro é crucial porque as coisas mudam rapidamente com os fabricantes de automóveis.
Existem três tipos principais de materiais de pastilhas de freio:
- Orgânicos,
- cerâmica,
- semimetálicas.
Deve escolher as suas almofadas por material com base no local onde planeia utilizar o seu carro. Por exemplo, as pastilhas de freio em cerâmica são ótimas para a condução na cidade em condições normais, enquanto as pastilhas semimetálicas são melhores para travagens pesadas e para uso universal.
Muitos fabricantes produzem pó preto durante o funcionamento devido à inclusão de grafite ou borracha na composição de fricção. É uma questão individual considerá-la uma desvantagem ou uma peculiaridade da operação. No entanto, nem todos os discos dos principais fabricantes produzem pó preto, que se deposita nas rodas.
A maioria dos veículos tem sensores que sinalizam a espessura crítica restante do revestimento de fricção. Muitos veículos também utilizam indicadores de desgaste especiais. No passado, o estado das pastilhas só era determinado por inspeção externa ou por desgaste excessivo, em que as pastilhas estavam completamente gastas, e os freios davam um som horrível de guincho. Nunca se deve esperar até as pastilhas estarem completamente gastas – isso pode levar ao encravamento dos freios devido à pinça de freio do cilindro enviesado. Além disso, depois das pastilhas estarem gastas, o metal começa a esfregar contra o metal, causando um desgaste grave nos discos de freio.
Correr sempre nos discos ou pastilhas de freio após a sua instalação. Para tal, afastar-se de outros veículos e parar gradualmente várias vezes a 50 km por hora. Depois, aumentar a velocidade para 70 km por hora e quebrar um pouco mais. Isto irá livrar-se de detritos e pó dos discos e pastilhas de freio e garantir que o seu veículo pára eficazmente. Além disso, verifique se efetuou a substituição corretamente e com sucesso.
Fonte de informação:
Informação sobre discos de freio de autopecasonline24.pt
Informação sobre pastilhas de freio de circulaseguro.pt
Publicidade, serviços e donativos
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.
O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.