A adoção de tecnologia no setor do turismo também pode ser utilizada para melhorar a experiência do viajante.
Observatório do Emprego *
A pandemia causada pelo Covid-19 acelerou o ritmo da transformação digital na economia e na sociedade e, como em todos os setores, também trouxe mudanças significativas para o setor do turismo.
Na lógica de dinamismo deste setor, uma das saídas encontradas por algumas empresas para fazer face à crise económica foi a procura de avanços no turismo digital.
Observou-se assim uma maior disseminação de ações, em diferentes geografias, dos avanços em projetos que recorrem à inteligência artificial e que permitem reduzir a necessidade de interação pessoal em serviços com aeroportos ou hotéis.
Nesta linha observou-se também uma tendência para a adoção de ferramentas tecnológicas no setor hoteleiro de modo a permitir facilitar a experiência do cliente na nova realidade de distanciamento social, permitindo por exemplo a adoção de soluções de check-in e check-out online, ou o concierge virtual.
A adoção de tecnologia no setor do turismo também pode ser utilizada para melhorar a experiência do viajante.
É o caso do uso de tecnologia para potenciar os auto-carros turísticos autoguiados, o recurso à realidade vir-tual e à realidade aumentada entre outros exemplos.
Os passeios virtuais permitiram amenizar algumas das perdas financeiras de museus e outros pontos turísticos, assegurando uma forma de as pessoas conhecerem novos lugares, sem precisar sair de casa e sem ajuntamentos.
O marketing digital aparece igualmente como um caminho onde investir, mostrando, nestes tempos, que nunca foi tão importante. A viagem de um turista, em tempos de transformação digital, é mapeada pelo Google.
De acordo com o relatório divulgado pela Google, em média, um viajante assiste a 5 vídeos online, faz 34 buscas e passa por 380 sites durante os dois meses da planificação da viagem.
Entre todos esses acessos, 87% acontecem usando dispositivos móveis.Estamos todos atentos às ações das nossas marcas fa-voritas no mundo digital.
Portanto, manter o seu público informado durante a pandemia é fundamental para impulsionar as vendas, neste momento de crise pandémica e que se pretende que tenha uma recuperação rápida.
* Artigo retirado da newsletter de dezembro do Observatório do Emprego da Universidade de Aveiro.