Águeda e S. João da Madeira vão assinalar o feriado evocativo da ‘Revolução dos Cravos’ com sessões solene online, levando em conta a necessidade de respeitar as recomendações das autoridades de saúde pública motivadas pela pandemia do Covid-19. Município de Aveiro não terá qualquer sessão.
No concelho de Oliveira de Azeméis, os orgãos autárquicos decidiram organizar uma sessão alusiva aos 46 anos da efeméride presencial, mas com presenças limitadas aos representantes autárquicos e dos partidos com eleitos na Assembleia Municipal, que será transmitida em https://www.facebook.com/azemeisvida.
Ainda a norte, segundo informa a Câmara de S. João da Madeira liderada pelo socialista Jorge Vultos, o ‘palco’ das comemorações será a página de Facebook do município (https://www.facebook.com/CMSJM/), com a difusão, a partir das 21:00 da véspera, de vídeos evocativos da efeméride.
No concelho de Águeda, a plataforma ‘Agueda.tv’ assegura a transmissão da sessão, que incluirá os habituais discursos à distância.
Momento “não se coaduna com atos festivos ou comemorativos” – presidente da AM de Aveiro
Em Aveiro, apesar da proposta do Bloco de Esquerda de assinalar a data com presenças limitadas ou mesmo através de videoconferência, a Assembleia Municipal liderada por Luis Souto (PSD-CDS-PPM) acabou por decidir não agendar qualquer iniciativa comemorativa do movimento dos capitães que ditou o fim do ‘antigo regime’.
“Não faremos um ato público atendendo ao estado de emergência e à gravidade do momento presente, que não se coaduna com atos festivos ou comemorativos”, referiu o presidente da mesa lembrando que por sua iniciativa o ‘Dia da Liberdade’ voltou a ter “a merecida evocação institucional”.