O segundo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, confirmou, ao início da tarde, que o incêndio de Albergaria-A-Velha está em resolução. Quanto a Oliveira de Azeméis e Sever do Vouga, o combate às chamas está “a evoluir muito favoravelmente”, ainda com algumas frentes a gerar “preocupação”, embora hajam boas expetativas de ser possível controlar as chamas “a breve trecho”.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Artigo relacionado
Mário Silvestre, que falava durante um ponto de situação dos incêndios florestais no distrito de Aveiro a partir do posto de comando instalado em Oliveira de Azeméis, adiantou que não se verificaram mais danos pessoais.
A maior preocupação nesta altura é Águeda, onde o fogo “está muito violento” devido ao vento desfavorável, estando os meios a serem reposicionados para tentar maior eficácia no combate direto.
Alguns populares em lugares de maior risco tiveram de ser encaminhados para zonas mais seguras. Quanto aos meios, o segundo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil diz que estão empenhados os suficientes para as exigências. O “complexo de incêndios” em curso estavam a mobilizar quase 1500 bombeiros e cerca de 480 veículos.
Quase 22 mil hectares de área ardida
Na Região de Aveiro, que inclui as zonas entre Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda, o sistema Copernicus, que recorre a imagens de satélite com resolução espacial a 20 metros e 250 metros, contabiliza 21.964 hectares de área ardida, desde segunda-feira.
Artigos relacionados
Sever do Vouga com “reacendimentos”
Águeda: Forças de Proteção Civil e bombeiros combatem duas frentes ativas
Três frentes ativas em Arouca / Chamas atingem os Passadiços do Paiva
O combate ao incêndio mobilizava 119 bombeiros de 11 corporações com 29 veículos. “Aguarda-se o envio de meios aéreos”, refere o ponto de situação camarário.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.