Combate à pobreza: CLDS-5G de Águeda com plano aprovado vai gerir fundo de meio milhão de euros

159
Câmara de Águeda, Paços de Concelho.

A Câmara de Águeda assumiu a coordenação local da quinta edição do programa nacional de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-5G), tendo sido elegível, segundo os critérios definidos pelo Instituto de Segurança Social (ISS), entidade gestora deste programa, num eixo de intervenção, o de reconfigurações sociodemográficas.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Um programa destinado a “combater a pobreza, a exclusão social e promover a coesão territorial, especialmente em zonas mais desfavorecidas e a interioridade geográfica.”

O CLDS 5G de Águeda, que conta com o investimento de 495 mil euros, é financiado em 85% pelo Pessoas 2030, no âmbito do Programa da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão do FSE+ (Fundo Social Europeu Mais).

A Câmara aprovou já o plano de ação que vai ser desenvolvido ao longo de 48 meses, com início em janeiro de 2025 envolvendo as entidades que integram o Conselho Local Ação Social de Águeda (CLAS).

Discurso direto

“Assumimos a coordenação deste projeto que, a par dos muitos instrumentos de intervenção social que desenvolvemos, vai possibilitar uma atuação ainda mais concertada junto da comunidade, com uma abordagem estruturada e eficiente, para promover mudanças e melhorar as condições de vida das pessoas, principalmente dos mais vulneráveis” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Iniciativas planeadas

» O Plano de Ação do CLDS 5G inclui ações de formação individual e para instituições, animação sociocomunitária, festivais interculturais, criação de guias de apoio à comunidade e criação de um grupo de trabalho na área da violência doméstica;

» Estão planeadas ações de apoio a pessoas individuais e a agregados familiares socialmente mais vulneráveis através das medidas Radar Social e Núcleo Local de Garantia para a Infância;

» Serão lançados 10 projetos em todo o concelho, a saber: “Desenvolver+”, “Otimizar+”, “Empoderar+”, “Tradições da nossa terra”, “Feira Social”, “Integra+”, “Prevenir+”, “Informar+”, Banco Local de Voluntariado de Águeda e “Escutar Silêncios”;

» Está prevista também a criação de dois guias para apoio da comunidade, um no âmbito do “Integra+”, com indicação de serviços e de recursos culturais, recreativos e desportivos do concelho; e outro no âmbito do “Informar+”, sobre como atuar em situações de emergência e de calamidade;

» Pretende-se, ainda, consolidar e impulsionar o Banco Local de Voluntariado de Águeda, capacitar os voluntários e promover a partilha da prática integrada de experiências;

» Com o projeto “Escutar Silêncios”, será criado um grupo de trabalho na área da violência doméstica e saúde mental, com o objetivo de formar os profissionais na área social, escolar, saúde e outros para intervir nesta área e criar mecanismos de intervenção comunitária com vista à prevenção destas problemáticas.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.