A Câmara de Aveiro teve recetividade à pretensão de incluir a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) na nova empresa a quem será entregue a gestão do parque municipal de feiras de Aveiro.
A proposta foi apresentada em recente reunião do conselho intermunicipal pelo presidente da autarquia aveirense, que também lidera da CIRA:
Ribau Esteves “informou e esclareceu” os seus pares sobre o interesse do município aveirense em ter a comunidade intermunicipal como sócia.
O conselho intermunicipal concordou com a proposta, “numa lógica de declaração de princípio”.
A formalização da ‘entrada’ da CIRA na empresa AveiroExpo fica condicionada à apresentação “dos necessários estudos / relatórios técnicos” a entregar pela edilidade aveirense.
A Câmara de Aveiro pretende incluir mais dois acionistas: a Universidade de Aveiro (UA) e a Associação industrial do Distrito de Aveiro (AIDA-CCI), esta última já integrava a sociedade em fase de liquidação (49%).
Está decidido, também, que, em caso de Aveiro ser escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027, será a nova empresa a assumir a gestão do evento.
A autarquia teve de avançar com a liquidação da empresa municipal Aveiro Expo por imposição da Lei nº50/2012 ( regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais), uma vez que foram reportados resultados negativos em três exercícios seguidos (2012 a 2014).
Artigo relacionado
Dissolução da AveiroExpo – Parque de Exposições de Aveiro
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.