CHEDV garante unidade de internamento em psiquiatria

1536
Hospital de São Sebastião, Feira.

A nova unidade de internamento em psiquiatria no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), com um investimento superior a 4,5 milhões de euros, a garantir através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “vai ser uma realidade”, anunciou hoje a administração daquela unidade hospitalar.

O contrato que garante o financiamento foi assinado há oito dias numa cerimónia presidida pelo Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O investimento para instalar 30 camais integra o programa “Reforma de Saúde Mental” do SNS a concluir até ao final de 2026.

O contrato assinado com o CHEDV foi um dos primeiros quatro contratos de execução do PRR a cargo do Ministério da Saúde em todo o país.

Espera-se, assim, eliminar os internamentos de agudos em hospitais psiquiátricos ou em hospitais distantes da área de residência dos doentes e reduzir para metade os internamentos em hospitais centrais.

Discurso direto

“A assinatura deste contrato passou a figurar como um dos mais importantes momentos da história do CHEDV. Em primeiro lugar porque este é o maior investimento feito na instituição depois da construção do Hospital de S. Sebastião. Em segundo lugar porque corresponde à continuação de uma estratégia de desenvolvimento da resposta na área da saúde mental, na qual nos temos diferenciado em todas as áreas do ambulatório e à qual faltava a resposta de internamento. Finalmente, porque vamos conseguir que o SNS assuma, nesta região, a resposta plena numa área tão crítica como é a da saúde mental, permitindo que os doentes e as famílias que aqui vivem tenham acesso a cuidados adequados às suas necessidades, sem precisarem de se deslocar ao Porto” – Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.