Cerâmica debate em Aveiro como atingir as metas de descarbonização

918
Imagem divulgada pela empresa Ceragni.

O ‘Roteiro para a Descarbonização do Setor da Cerâmica’ prossegue, em Aveiro, a 23 de Abril, com uma conferência sobre o tema “O impacto do novo Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) e do princípio No Not Significant Harm (DNHS) no caminho da descarbonização da indústria da Cerâmica e do Vidro”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A organização está a cargo do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) e da Associação Portuguesa Indústria Cerâmica (APICER).

Apesar dos compromissos assumidos “na mitigação das alterações climáticas”, o sector “reconhece que, apesar do esforço e dos recursos investidos, não conseguirá alcançar sozinha as metas estabelecidas pela União Europeia.”

Torna-se “imperativo que novas soluções e tecnologias estejam prontamente disponíveis”, embora os investimentos planeados, “que visam a reconfiguração dos processos de queima e a adoção de fontes de energia alternativas ao gás natural, atualmente a principal fonte de energia utilizada”, devem ser enquadrados em “políticas nacionais”.

O ‘Projeto CeramicLowCO2 – Roteiro para a Descarbonização do Setor da Cerâmica’ promovido pela APICER e pelo CTCV pretende identificar tecnologias e soluções que permitam o contributo do setor para a mitigação das alterações climáticas. Uma iniciativa incluída nos apoios para Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando “o compromisso e alinhamento desta Indústria com as metas nacionais e europeias para a descarbonização”.

O encontro em Aveiro incluirá, ainda, um seminário sobre a “Indústria de Futuro” dedicado aos sectores da cerâmica e vidreira, que incidirá na promoção da eficiência energética e incorporação de gases renováveis em processos com elevados consumos energéticos.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.