Centro Tecnológico do Calçado de Portugal teve ‘dia aberto’ para estudantes

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"Roteiro do Conhecimento" da indústria do calçado (CTCP).
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A Associação Portuguesa das Indústrias do Calçado Componentes Artigos Pele Sucedâneos (APICCAPS) tem em curso um “Roteiro do Conhecimento” pelas escolas com atividades para “preparar as gerações do futuro e atrair uma nova geração de talento.”

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A indústria europeia da moda vai necessitar até 2023 de 500 mil novos colaboradores, “dados da Comissão Europeia sugerem que o diagnóstico é comum a outros setores e afetará, em particular, países como Espanha, França, Itália e Portugal” refere a associação mais representativa do sector do calçado.

O “Roteiro do Conhecimento” arrancou no início letivo findo, tendo sido visitadas 78 escolas, envolvendo mais de 1900 alunos, das cidades de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.

Numa primeira fase, as iniciativas dirigiram-se a alunos do 1º ciclo e pretenderam “divulgar o potencial da indústria do calçado”, “valorizar o território e atividades locais” e “potenciar a indústria local”. mais tarde, foram abordados os alunos do 2º e 3º ciclo, apresentando-lhes a fábrica do futuro.

O périplo tem uma duração de três anos, enquadrando-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal abriu as suas portas em São João da Madeira para um ‘dia aberto’ destinado a estudantes. Uma visita ao laboratório do CTCP, seguida da apresentação de experiências elaboradas em contexto de sala de aula, ilustrações e outros trabalhos, bem como um workshop fizeram parte das atividades. A atribuição dos Prémios do Concurso “Caixa Mágica” encerrou o dia.

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