Centro de reciclagem fomenta circularidade na cerâmica

997
Grupo MCS Portugal.

O grupo Mota Ceramic Solutions (MCS) está a investir em Oliveira do Bairro no desenvolvimento sustentável através de várias ações, nomeadamente a criação de um centro de reciclagem.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Uma das apostas é na promoção da “circularidade através da instalação de um centro integrado de tratamento e beneficiação de resíduos e subprodutos da cerâmica, do vidro e da cristalaria” para servir o cluster cerâmico português.

O projeto EcoCer4Life foi apresentado durante o workshop ‘Simbioses Industriais’, realizado no Parque de Ciência e Inovação (PCI), em Ílhavo, no âmbito de Agenda ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, que é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

José Silva, coordenador de Investigação & Desenvolvimento (I&D) do Grupo MCS deu conta dos mais recentes desenvolvimentos da empresa para criar um método de “recolha eficiente” que permita o “tratamento e reutilização de resíduos industriais cerâmicos, de vidro e de cristal (aparas, cacos cozidos e cascos), “gerando produtos com propriedades adequadas a cada um dos subsetores intervenientes”.

O projeto EcoCer4Life assume-se como “integrador e promotor da transferência de conhecimento para a concretização de uma economia circular sustentável”.

Primeiro secador 100% elétrico

No workshop ‘Simbioses Industriais’ foi dado a conhecer, também, o primeiro secador 100% elétrico que está a ser utilizado na Primus Ceramics, em Aveiro, sendo “alimentado por energia com origem renovável produzida por painéis fotovoltaicos” instalados na empresa. Um investimento totalmente financiado pelo PRR, através da Agenda ECP . Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal.

Objetivos da Agenda ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal

» Aumentar a competitividade da Cerâmica e Cristalaria nacional, assente em fatores de inovação, diferenciação e de uma forte dinâmica colaborativa e investimento em inovação ao longo dos diversos segmentos da cadeia de valor do setor, suportado na melhoria da qualificação dos seus ativos;

» Apoio financeiro da UE de 46 milhões de euros.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.