Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Ílhavo recolhe tartarugas

637
Ecomare (foto da Universidade de Aveiro),

Os dois centros de reabilitação para animais marinhos licenciados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em Portugal continental, um dos quais localizado na Região de Aveiro, receberam 41 tartarugas marinhas desde 2020. Informação divulgada este domingo em que se assinala o Dia Mundial das Tartarugas Marinhas.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo dados do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM ECOMARE), em Ílhavo, e do Porto d’Abrigo do Zoomarine, em Albufeira, desde 2020 deram entrada nestes centros tartarugas marinhas das espécies Caretta caretta, Lepidochelys kempii, Lepidochelys olivácea e Chelonia mydas, tendo sido devolvidas à natureza um total 18 exemplares. Atualmente encontram-se 10 em reabilitação, cinco em cada centro, tendo em vista a sua eventual devolução à natureza.

O Dia Mundial das Tartarugas Marinhas celebra-se desde o ano 2000 a 16 de junho, data do aniversário de Archie Carr, fundador da Sea Turtle Conservancy, considerado o “pai” da biologia das tartarugas marinhas, “cuja investigação e sensibilização chamaram a atenção para as ameaças que afetam as tartarugas marinhas e ajudaram a criar a comunidade que continua a lutar por uma vida e um futuro melhores para as tartarugas marinhas em todo o mundo.”

As tartarugas marinhas evoluíram a partir de tartarugas terrestres há mais de 100 milhões de anos, mantendo a respiração de ar e a necessidade de incubação dos ovos em ninhos escavados na areia das praias. Em comparação com as tartarugas terrestres, as marinhas são mais ágeis e rápidas dentro de água.

Todas as tartarugas marinhas estão protegidas através de legislação nacional e internacional, nomeadamente a legislação nacional referente às convenções internacionais e diretivas comunitárias: Convenção CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção, ou Convenção de Washington), Convenção de Bona
(Convenção sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem), Convenção de Berna (Convenção Relativa à Proteção da Vida Selvagem e do Ambiente Natural na
Europa) e Diretiva Habitats (relativa à conservação dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.