Central de produção de ‘hidrogénio verde’ em Águeda

2204
Barrô, Águeda (Google Maps).

A empresa Referência Fluorescente Lda. abriu um concurso público internacional para a conceção-construção de uma central de produção de ‘hidrogénio verde’ em Águeda, que terá capacidade para injeção na rede de gás natural. O destino será  uma indústria cerâmica local.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O preço base do procedimento é 9,050 milhões de euros. A instalação da unidade num terreno contíguo ao IC2 com 4500 metros quadrados, em Barrô será feita num prazo de execução do contrato de quatro meses.

A central de produção de ‘hidrogénio verde’ em causa tem garantidos fundos da União Europeia de 5 milhões de euros via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As propostas devem ser apresentadas até 21 de setembro. O fator preço representa 50% da ponderação da escolha as propostas.

A central de produção será concebida, dimensionada e operada de modo a permitir obter uma produção nominal anual adequada aos sistemas instalados. O ‘hidrogénio verde’ será armazenado em reservatórios sob pressão, antes de ocorrer a injeção na rede interna de gás natural pertencente ao complexo fabril da Revigrés (cerâmica).

A empresa construtora terá de assegurar a “elevada flexibilidade na operação de modo a acomodar as eventuais disparidades entre produção e distribuição de hidrogénio”, com “funcionamento seguro, fiável e eficiente, em total cumprimento da legislação aplicável”, assim como “elevada disponibilidade e proteção ambiental”.

Características

» Potência elétrica instalada do grupo eletrolisador 10MW;
» Capacidade de produção de cada eletrolisador 3,542MW output.

Central fotovoltaica fornece cerca de 20% da energia elétrica

Em 2023, a Revigrés inaugurou uma central fotovoltaica que fornece cerca de 20% da energia elétrica consumida por aquela indústria no seu processo produtivo. Um projeto integrado nas agendas Illiance e Ecocerâmica – financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência e Fundos NextGeneration EU – no âmbito das quais a empresa está a instalar também uma nova linha de produção dedicada ao “lançamento de produtos de valor acrescentado e mais sustentáveis, através de equipamentos industriais energeticamente mais eficientes”, com um investimento global de 15 milhões de euros.

Artigo relacionado

Grupo da RECER avança com unidade de produção de ‘hidrogénio verde’ em Oliveira do Bairro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3