CDU questiona Governo pela ausência de primeira consulta obstétrica pré-natal no hospital de Aveiro

253
Hospital de Aveiro.

A CDU (coligação PCP-PEV) questionou o Governo sobre a existência “de fortes constrangimentos no acesso das mulheres grávidas aos cuidados de saúde materna” no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que está integrado na Unidade Local de Saúde Região de Aveiro (ULSRA).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

De acordo com comunicado daquela força partidária, o Hospital D. Pedro “não consegue garantir a primeira consulta obstétrica pré-natal, nem a realização da ecografia obstétrica do primeiro trimestre, assegurando apenas o rastreio bioquímico.”

Assim, uma utente grávida apenas terá garantida a consulta obstétrica pré-natal de terceiro trimestre naquela unidade de saúde.

A CDU refere que a ULSRA enviou “uma orientação aos seus Centros de Saúde para que às utentes grávidas seja passada a credencial para a realização da ecografia obstétrica do primeiro trimestre no privado”, obrigando a deslocações a Coimbra para encontrar alternativa em unidade que tenha convenção com o SNS ou a suportar 140€ no privado para a realização da ecografia.

“Em relação à consulta obstétrica do primeiro trimestre nenhuma alternativa foi dada”, esclarece a coligação PCP-PEV, denunciando “o caminho seguido por opção política” para “a fragilização e subfinanciamento do SNS”. Reclama, assim, “a dotação dos meios financeiros, materiais e humanos necessários” para que seja possível “garantir o direito aos cuidados de saúde”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.