CDS questiona ANACOM sobre qualidade do serviço dos CTT em Albergaria-a-Velha

1976
Posto dos CTT.

Os deputados do CDS-PP António Carlos Monteiro, João Pinho de Almeida e Hélder Amaral querem saber se a ANACOM tem conhecimento de queixas de falhas do serviço postal em Albergaria-a-Velha, e se sim, quantas e desde quando, e ainda que processos de supervisão da garantia do serviço postal universal estão neste momento em curso e se algum deles incide especificamente sobre o concelho de Albergaria-a-Velha.

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP a existência de problemas no serviço de distribuição postal em Albergaria-a-Velha.

As queixas prendem-se, nomeadamente, com entregas fora do tempo, nalguns casos com semanas de atraso, ou não entregas de todo, cartas regularmente depositadas em caixas que não são as do destinatário e cartas que são depositadas em caixas de prédios diferentes do indicado na correspondência.

O serviço postal universal deve ter qualidade, nomeadamente no que se refere a prazos de entrega, regularidade e fiabilidade do serviço em todo o território nacional, de modo a satisfazer as necessidades de comunicação da população e das atividades económicas e sociais.

É, portanto, inegável a importância de um serviço postal fiável e eficaz. Atrasos no cumprimento dos prazos e erros na entrega, podem causar graves transtornos e até prejudicar de forma irreversível os destinatários da correspondência afetada, particularmente no interior do país, ou em localidades mais afastadas dos centros grandes urbanos, pela grande ligação que o serviço postal tem à vida quotidiana das populações, colmatando, muitas vezes, o isolamento.

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações publicou a 13 de fevereiro de 2019, informação sobre as reclamações relativas ao sector das comunicações, obtidas via livro de reclamações e por reclamações diretas ao regulador.

Esses dados indicavam que as reclamações sobre o setor postal aumentaram 43,3% em 2018, passando de 16 mil em 2017 para 22,9 mil em 2018 (mais 6,9 mil reclamações).

CDS/PP

Publicidade, Serviços & Donativos