CDS questiona ANACOM sobre qualidade de serviço dos CTT em Sever do Vouga

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Paços de Concelho de Sever do Vouga.
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Num requerimento enviado à ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, os deputados do CDS-PP António Carlos Monteiro, João Pinho de Almeida e Hélder Amaral querem saber se o regulador tem conhecimento de queixas de falhas do serviço postal em Sever do Vouga, e se sim, quantas e desde quando.

Questionam depois que processos de supervisão da garantia do serviço postal universal estão neste momento em curso, e se algum deles incide especificamente sobre o concelho de Sever do Vouga.

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP a existência de problemas no serviço de distribuição postal em Sever do Vouga.

As queixas prendem-se, nomeadamente, com entregas fora do tempo, nalguns casos com semanas de atraso, ou não entregas de todo, sendo que a justificação que tem sido dada aos cidadãos é a de que as moradas não estão completas.

O serviço postal universal deve ter qualidade, nomeadamente no que se refere a prazos de entrega, regularidade e fiabilidade do serviço em todo o território nacional, de modo a satisfazer as necessidades de comunicação da população e das atividades económicas e sociais.

É, portanto, inegável a importância de um serviço postal fiável e eficaz. Atrasos no cumprimento dos prazos de entrega, podem causar graves transtornos e até prejudicar de forma irreversível os destinatários da correspondência afetada, particularmente no interior do país, ou em localidades mais afastadas dos centros grandes urbanos, pela grande ligação que o serviço postal tem à vida quotidiana das populações, colmatando, muitas vezes, o isolamento.

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações publicou a 13 de fevereiro de 2019, informação sobre as reclamações relativas ao sector das comunicações, obtidas via livro de reclamações e por reclamações diretas ao regulador.

Esses dados indicavam que as reclamações sobre o setor postal aumentaram 43,3% em 2018, passando de 16 mil em 2017 para 22,9 mil em 2018 (mais 6,9 mil reclamações).​

CDS / Grupo parlamentar

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