Numa pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, os deputados do CDS-PP António Carlos Monteiro e João Pinho de Almeida querem saber quando é que vai ser lançada a empreitada da nova ligação do concelho de Sever do Vouga à A25, quando vai estar concluída e qual o custo total estimado para a obra.
A questão da ligação do concelho de Sever do Vouga à A25 foi novamente abordada nos últimos dias em diversos órgãos de comunicação social.
Trata-se de uma ligação fundamental, que permitiria quebrar o isolamento e facilitar a exportação de mercadorias das empresas de Sever do Vouga.
De acordo com o noticiado, a nova ligação à A25 e, consequentemente à rede nacional de autoestradas, já terá traçado definido, estudo de impacte ambiental concluído e, inclusive, estimativa de custos.
Prevê-se que em termos de traçado a nova via vá aproveitar um troço abandonado do antigo IP5 e parte de alguns terrenos florestais, não implicando por isso desvios ou demolições.
E apesar de ser necessária a construção de uma ponte com alguma dimensão sobre o rio Vouga, as notícias referem que os custos não deverão ultrapassar os 30M€, sendo uma obra prioritária no plano intermunicipal de mobilidade da região de Aveiro.
O concelho de Sever do Vouga, um dos concelhos do interior do distrito de Aveiro, tem um polo significativo de indústria transformadora, nomeadamente do setor metalomecânico, e que muito contribui para as exportações nacionais.
A atual ligação da A25 ao concelho, o nó de Talhadas, localiza-se na encosta oposta ao local em que se concentram as empresas de metalomecânica, responsáveis pela fabricação, entre outras, de estruturas para energias renováveis e equipamentos de transporte e tanques ou depósitos para armazenamento de combustíveis.
A construção de uma nova ligação à A25, além de permitir quebrar o isolamento do concelho, cuja interioridade tem condicionado o seu desenvolvimento, poderá também permitir a sua expansão económica, eventualmente com a localização de novas empresas.