Carlos Beirão da Veiga explica como a IA irá mudar o Marketing

1572
Tecnologia.

O campo emergente da inteligência artificial é um ramo relativamente novo da ciência da computação, e existe um grande foco nos seus recursos de marketing. As empresas estão a introduzir a IA nas suas estratégias de marketing digital para manter uma vantagem competitiva, principalmente em geração de leads, vendas, conteúdo e atendimento ao cliente.

A imitação da inteligência humana é uma tarefa difícil, mas a IA realiza-a através de inteligência digital e automação de aprendizagem de máquina. Aproveitar as capacidades da computação da IA significa resolver problemas de maneira rápida e independente, sem assistência humana em tempo real. Bónus: à medida que a IA otimiza os sites, aprende como melhorar os resultados ao longo do tempo.

O especialista em marketing internacional Carlos Beirão da Veiga aconselha os seus clientes a melhorarem os seus programas de marketing através da IA – e quanto mais cedo, melhor. Esta era irá recompensar as empresas que adotem a IA precocemente.

Nascido em Portugal, Beirao da Veiga fornece serviços de marketing para empresas do Brasil, Argentina, Chile e do seu país de origem através da sua agência, Da Veiga Consulting. Como forte defensor da tecnologia digital, encontra-se otimista em relação ao que a IA traz para os sites.

“A IA é uma tecnologia complexa, mas adicioná-la a um programa de marketing não é difícil”, diz Da Veiga. “É difícil imaginar uma indústria que a IA não afetará”.

O resultado para as empresas é que o software de IA pode avaliar dados e tirar conclusões enquanto os empresários não estão ao volante. Como o investidor americano Warren Buffet disse: “Se não encontrar uma maneira de ganhar dinheiro enquanto dorme, irá trabalhar até morrer”. Ao introduzir a IA num negócio, o dinheiro está sempre a entrar sem a necessidade de gestão humana.

Como Sundar Pichai, o diretor executivo da Google e da Alphabet, disse sobre a IA: “Pode tornar os humanos mais produtivos do que jamais imaginámos”.

Carlos Beirão da Veiga explica o que a IA pode e não pode fazer para ajudar os profissionais de marketing

Os neurologistas não entendem totalmente como o cérebro funciona; resta saber se um engenheiro pode projetar IA que substitua a capacidade do cérebro humano. No entanto, através de aprendizagem profunda, o software de IA “aprende” automaticamente com erros e com o comportamento – e nunca se cansa.

Devido aos seus rápidos poderes de dedução, a IA poupa tempo para obter informações corretas e críticas para fins de marketing. O potencial orientado de software da IA infunde muitos cenários de marketing com clareza. Beirao da Veiga examinou como a tecnologia de IA emergente pode ajudar os profissionais de marketing.

“A ascensão da IA continua a ser meteórica”, diz ele. “Já não está no campo da ficção científica. Esta tecnologia irá oferecer benefícios incontáveis às empresas relativamente aos seus esforços de marketing.”

Ainda assim, os profissionais de marketing devem prestar atenção às limitações da IA. A IA não pode integrar experiência, especialidade, autoridade e confiança num site ou conteúdo de blog. Os mecanismos de pesquisa procuram informações de especialistas que sabem do que falam. Para utilizadores da Web, esta falha na IA leva a rankings mais elevados para sites que fornecem autenticidade e verdade no seu conteúdo.

Onde a AI se destaca é na sua capacidade de reunir grandes conjuntos de dados para obter informações. Estas habilidades encaixam-se bem no movimento bem-sucedido da personalização em massa, pois as empresas podem analisar detalhes com a IA e personalizar essas informações para ir ao encontro dos desejos dos indivíduos. No comércio eletrónico, 80% dos clientes têm maior probabilidade de comprar a uma empresa que oferece experiências personalizadas e recomendações de produtos.

A análise orientada pela IA otimiza as informações para que as empresas possam atrair clientes distintos. Devido a esta habilidade, a inteligência artificial mudará o futuro do marketing através de análises preditivas. Aprender sobre as preferências dos clientes irá equipar melhor os profissionais de marketing para determinar o comportamento futuro, resultando em estratégias de marketing mais eficazes e produtos e serviços perfeitos.

Por exemplo, as principais plataformas de cursos online podem integrar a IA para que os instrutores entendam melhor o comportamento dos alunos relativamente aos cursos educacionais e descubram como melhorar o envolvimento dos alunos. Esta tecnologia ajuda os administradores da educação a melhorar os cursos online.

Carlos Beirão da Veiga diz que as habilidades de análise de dados da IA são surpreendentes

Com a análise com recurso à IA, as empresas podem impulsionar o sucesso do marketing de várias maneiras. As empresas podem determinar o que funciona ou não com as comunicações do site. As plataformas de seminários online poderão prever e identificar as razões pelas quais o público perde interesse.

A IA obterá informações dos concorrentes das empresas. Também refina o processo de determinação de pontuação para encontrar potenciais clientes com maior precisão. Desta forma, com os seus poderes de análise preditiva, a IA irá melhorar as recomendações de produtos online.

Para os profissionais de marketing, a lista de ferramentas de IA é longa. Muitas empresas aproveitam as recomendações de produtos para o comércio eletrónico. E a maioria delas vê vastos benefícios, principalmente nos seus resultados. Notavelmente, a gigante Amazon recebe até um terço dos seus rendimentos advindo de tais recomendações. Estas percentagens são uma vitória para as empresas. É por isso que algumas empresas vendem mais do que outras online.

A IA é uma força inesperada para o atendimento ao cliente, pois os chatbots podem manter conversas em tempo real com os usuários. Estes chatbots digitais criam credibilidade, aumentam a integração e melhoram a lealdade do cliente. As equipas de atendimento ao cliente ao vivo executam serviços únicos durante o horário da empresa, mas um chatbot pode trabalhar a qualquer hora. (Lembra-se do que Warren Buffet disse?)

Atualmente, o atendimento ao cliente através de chatbot é a principal aplicação da IA, a 73%, de acordo com a MIT Technology Review. A pesquisa de voz também irá melhorar à medida que as tecnologias de IA, como melhoria de pesquisas online, melhoram.

Como Carlos Beirão da Veiga e outros especialistas em marketing entendem, a inteligência artificial está a mudar o marketing. Esta tecnologia continuará a fazê-lo com um clique rápido, então agora é o momento perfeito para adicionar o SI aos planos de marketing.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.