Campo de alimentação de espécies polinizadoras instalado no Luso

140
Campos para espécies polinizadoras, Luso.
Dreamweb 728×90 – Video I

As ações de intervenção do projeto BeeFood no Luso, concelho da Mealhada, “estão concluídas”, informa a edilidade local. “O objetivo foi transformar cerca de 1,28 hectares com plantação de espécies autóctones e melíferas, erradicando as invasoras”, explica um comunicado.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O projeto BeeFood, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e financiado pelo Fundo Ambiental, fomenta a criação de campos de alimentação não só para abelhas, mas para todas as espécies polinizadoras, recuperando espaços nos territórios para plantar flora que lhes seja apetecível, promovendo a biodiversidade e protegendo o nosso ecossistema.

Em toda a região, o Beefood está a converter áreas atualmente dominadas por espécies exóticas invasoras e pela regeneração natural de Eucalyptus spp em campos que favoreçam a alimentação dos polinizadores, com um foco especial nas abelhas melíferas.

Na Mealhada, o campo de alimento para polinizadores foi construído numa encosta da Serra do Bussaco, junto ao Parque de Campismo Municipal do Luso. Após a limpeza e erradicação de invasoras, como as acácias, foram plantadas espécies melíferas, como o medronheiro, carvalhos e sementeira de flores perenes, sendo preservadas as espécies autóctones que se encontram no local, nomeadamente os sobreiros e pilriteiro.

Discurso direto

“Este projeto é muito positivo e permite o apoio à produção de mel e dos nossos apicultores, mas ao mesmo tempo combate a vespa velutina e também preserva a biodiversidade e defesa da floresta autóctone” – Ricardo Santos, vereador da Câmara da Mealhada.

Projeto intermunicipal

O projeto BeeFood está a ser desenvolvido em Penacova, envolvendo também os Municípios de Mira, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Soure, representando um investimento total de 63.242,34 euros, dos quais 50.000 euros são financiados pelo Fundo Ambiental, abrangendo um total de 13,63 hectares. O projeto conta com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.