Câmara de Aveiro garante “risco zero de incumprimento” financeiro após integração do saldo de 2023

949
Reunião de Câmara de Aveiro.

A Câmara de Aveiro aprovou, na sua última reunião do executivo, a primeira revisão orçamental de 2024 para à integração do saldo do exercício de 2023 (25,7 milhões de euros) no Orçamento de 2024.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigo relacionado

Aveiro: Depois da descida do IMI, oposição pede mais alívio fiscal

Após a aprovação da proposta pela Assembleia Municipal, que tem reunião ordinária agendada para fevereiro, a verba em causa ficará disponível para “utilização formal na gestão” camarária.

Em comunicado, a presidência faz notar dado “que toda a verba em causa tem o seu uso definido no Plano e Orçamento” do ano em curso “ao nível das despesas correntes e em especial ao nível das despesas de capital / investimento”, pelo que será dado “cumprimento e seguimento às opções políticas e de gestão, e a compromissos já assumidos e em desenvolvimento”.

A Câmara recorda que o valor do saldo “resulta essencialmente da boa execução das receitas municipais e da gestão rigorosa e preventiva, nomeadamente garantindo a capacidade financeira para gerir bem” o município desde o final do ano de 2013.

Medidas que permitiram “recolher ganhos vários, destacando-se ao nível da credibilidade da Câmara e da sustentabilidade nas suas contas, e que permite garantir os fundos disponíveis para os muitos investimentos” já “em desenvolvimento, com risco zero de incumprimento”.

O saldo de 2023, nota a autarquia, é inferior ao de 2022 em 11,7 milhões de euros “o que corresponde a uma redução de 31%, cumprindo-se o objetivo definido de redução gradual e continuada”. Tal quer dizer, também, “que em 2023 se atingiu o valor mais alto de execução orçamental dos últimos anos, com cerca de 75%”.

Quanto ao valor da dívida de médio e longo prazo, a maioria PSD-CDS informa que foi reduzido em 4,2 milhões de euros, o que corresponde a menor 8%. O valor no final de 2023 é de cerca de 48,3 milhões de euros (52,5 milhões de euros em 2022), “cumprindo-se o objetivo de redução gradual e continuada” das dívidas.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.