A Câmara de Aveiro emitiu, na sua reunião de executivo desta quinta-feira, “parecer favorável” ao pedido de instalação de uma unidade de biometano na instalação na Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB) da ERSUC, em Eirol.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O pedido chegou da empresa Mota-Engil Bioenergy, Unipessoal Lda., uma subsidiária do grupo Mota-Engil, que também controla a ERSUC, onde os municípios da região têm participação acionista.
A autarquia informa que deliberou “não emitir parecer ao traçado do gasoduto” previsto para servir a instalação a criar na central de resíduos localizada em Eirol, sul do concelho.
“Este pedido de parecer foi solicitado para efeitos do cumprimento de requisito da candidatura deste projeto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, adianta uma nota municipal.
Quanto ao projeto da unidade de produção de biometano e traçado do gasoduto até ao ramal da rede existente, “entende o executivo municipal que há algumas considerações importantes a ter em conta, nomeadamente, a localização da unidade, que se encontra próxima ao corredor da Linha de Alta Velocidade, e que exige a aprovação da entidade responsável pela área, entre outras entidades gestoras de servidões de utilidade pública.”
Além disso, a Câmara “coloca como uma das obrigações da ERSUC para a boa sustentabilidade deste seu projeto, assim como para a construção de uma conduta dedicada às águas residuais produzidas pelo aterro sanitário do UTMB, a execução da nova rodovia de ligação do UTMB à antiga EN 230, paralela e em zona próxima da A1, via prevista no PDM de Aveiro desde dezembro de 2019.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.