A última ‘oficina’ do projeto ‘Shoe FabLab’ organizada pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) em S. João da Madeira terminou com diversas propostas de “calçado personalizado” com recurso a impressão digital.
Os participantes neste curso promovido pela indústria que durou um mês criaram nove “protótipos exclusivos e todos diferentes”.
Os formandos “aprenderam a desenvolver e produzir manualmente um par de sapatos personalizado”, explica uma nota de imprensa do CTCP.
Para isso, usaram técnicas de modelação, corte, costura, montagem e acabamento combinadas com formação prática num software de desenho vetorial bidimensional utilizado em design gráfico.
O que permitiu a execução de ilustrações digitais e layouts através dos quais desenharam as suas próprias criações posteriormente impressas na gáspea (pele) e na sola com apoio de uma empresa associada ao curso.
O resultado foram nove sneakers exclusivos que o CTCP retrata num vídeo.
» A iniciativa “Calçado personalizado por impressão digital’ decorreu no âmbito do projeto ‘Direitos & Desafios Inova +’, que é promovido pelo município de Santa Maria da Feira e coordenado pela Casa dos Choupos, em parceria com o CTCP (financiado pelo programa de ‘Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração’ através da Agência Local em Prol do Emprego (ALPE).
Artigos relacionados
Calçado: CTCP renova parceria em Santa Maria da Feira para formação profissional