Como é do conhecimento de todos, foi decidido pelo atual executivo da Câmara Municipal de Ovar, a demolição do Cineteatro de Ovar, conhecidíssimo pela sua riqueza arquitetónica, com um enorme valor patrimonial para o concelho e sentimental para a população.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Falamos de um edifício adquirido pela CMO em 2018, pelo valor de 375 mil euros, e que neste momento já têm uma obra de demolição planeada com o custo de 19.500 euros + IVA.
Durante estes últimos 6 anos, nada foi feito para que se reaproveitasse o espaço, e agora é decidido transformar um dos pedaços mais importantes da história do concelho e da arte numa praça que servirá de entrada para o Parque Urbano da Cidade e revestirá o papel de praça de espetáculos a céu aberto.
Desbaratar de dinheiro público, má gestão ou incompetência? Nenhuma das hipóteses é boa, mas todas elas classificam a forma como o Executivo se tem comportado nesta matéria. Como é possível gastar centenas de milhares de euros dos munícipes para demolir um edifício icónico do concelho?
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda na AMOvar coloca-se do lado da população, contra a demolição do Cineteatro. Acompanhamos a petição lançada e que já recolhe centenas de assinaturas, assim como a indignação que neste momento percorre o concelho.
Num parecer enviado à Câmara Municipal, a CCDR-C diz terem “falhado os objetivos de proteção e valorização do património cultural, tarefa fundamental do Estado e dever dos cidadãos”, colocando-se contra a demolição. A CCDR-C veio chumbar a iniciativa e o Bloco aplaude.
O Executivo do PSD, perante toda esta situação, não tem outra hipótese: tem de voltar atrás, cancelar os seus planos de demolição e tem de proceder à requalificação do antigo cinema. Tem ainda de explicar publicamente a razão pela qual decidiu queimar centenas de milhares de euros na aquisição deste edifício e não fazer qualquer tipo de intervenção durante anos a fio. É isso que o Bloco de Esquerda exige.
A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda Aveiro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.